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A dupla do carro #371, Cristiano Rocha e Roberto Spessato, não completou o trecho cronometrado de 328 quilômetros da primeira parte da Maratona da 29ª edição dos Sertões, correspondente à quinta etapa da competição. A Proton Mitsubishi L200RS da equipe teve problemas de superaquecimento no km 204 da especial mais longa da competição. Com isso, o conjunto da Accert Competições somou 12h30min à sua cronometragem, o que deixou a equipe na segunda posição entre os carros da Pró Brasil, com tempo total registrado de 29h09min21seg.
“Nenhum dia no Sertões é fácil. Por mais que a gente tenha um planejamento, Algumas adversidades podem acontecer no caminho. Nosso carro ferveu demais e isso nos tirou da liderança. Hoje abortamos, mas amanhã é outra prova. Temos mais quatro etapas pela frente e tudo pode acontecer”, acredita Cristiano Rocha.
Como em toda edição do Sertões, as etapas de maratona são as que mais exigem do conhecimento de pilotagem, astúcia na navegação e experiência na mecânica dos competidores. Afinal, nestas provas eles se valem da própria técnica com suas máquinas em caso de problemas, sem poder contar com o apoio externo da equipe. Nesta primeira perna de 329 quilômetros, a especial trouxe uma marca inédita na história da competição: foram, ao todo, mais de 220 quilômetros de areia pesada dentro do trecho cronometrado. O percurso começou com trilhas estreitas em pisos de cascalho, alternando com os areiões ainda no primeiro quarto de prova. A prova do dia ainda reservou buracos, valetas e erosões pelo caminho. Os últimos 40 quilômetros passaram novamente em piso de areião, nos quais os pilotos “comeram” muita poeira. Do final da especial até o parque fechado, foram 100 quilômetros de deslocamento, em trechos de rodovia e travessia de balsa. No Parque Aquático Ponta das Pedras, onde está sediado o parque fechado para os carros e motos, os competidores só tiveram 30 minutos para reajustar seus equipamentos para a largada da segunda perna da prova.
Para quinta-feira, o maior rali das Américas segue para Petrolina (PE), na segunda perna da maratona. Mas o caminho até lá, ao que tudo indica, tem tudo para estar bem ao gosto de quem aprecia uma boa prova off-road. Promete ser uma especial rápida, com pistas de média e alta velocidade, um pouco travada no meio, com trechos sinuosos, pedras, erosões, piso em cascalho e piçarras, finalizando com longas retas de alta velocidade em areia. A etapa foi batizada de “Velho Chico”, já que uma parte do trecho cronometrado de prova passará ao lado da transposição do Rio São Francisco, o que garantirá aos participantes belas paisagens no roteiro. Terminando a especial, a caravana terá 148 quilômetros de deslocamento final até o Pátio de Eventos Ana das Carrancas, local que sediará a Vila Sertões, ao final da sexta etapa.
O rali passará ainda por Delmiro Gouveia (AL), Arapiraca (AL) e Tamandaré (PE), onde acontecerá a chegada no dia 22, e será sede da cerimônia de premiação.
Fonte: SiG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
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