quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Fechou o tempo no Sertões: organização cancela terceira etapa por causa do mau tempo em Goiás

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil

A especial desta terça-feira (3) prometia ser uma das mais emocionantes do percurso. Seria uma especial rápida, com travessia de serra e tudo que deixa uma disputa Cross Country acirrada, mas a natureza resolveu impor a sua vontade e a organização optou por cancelar o dia e prezar pela segurança dos competidores. Com a chuva e as nuvens baixas, as aeronaves que fazem o controle e a segurança da prova não conseguiriam deixar o solo e inviabilizaria qualquer chance de resgate em caso de acidentes. Agora a equipe X Rally Team vai passar mais uma noite na liderança, com Cristian Baumgart e Beco Andreotti em primeiro, Marcos Baumgart e Kleber Cincea em segundo e Sylvio de Barros e Rafael Capoani em terceiro.

O cancelamento de uma especial nem sempre agrada os competidores, mas segurança é um fator indiscutível numa prova como o Sertões. Com isso, os competidores deixaram a segunda bolha, em Minaçu (GO), escoltados por seus apoios rápidos até a terceira bolha do percurso, ainda no estado de Goiás. A quilometragem total do dia não mudou tanto. Dos 369km total, passou para 346km, mas somente em deslocamento.

Nesta quarta-feira (4), o Sertões deixa o Estado de Goiás e parte para a quarta bolha, no Tocantins. A quarta etapa tem 641km previstos, sendo 329km de trecho cronometrado, 26km de deslocamento inicial e 286km de deslocamento final. 

Confira o comunicado enviado pelo diretor técnico do Sertões, Edgar Fabre, aos competidores:
Devido a condições climáticas adversas que impossibilitam o voo das aeronaves (Aviões de monitoramento e helicópteros de resgate) a organização do Sertoes 2020, em conjunto as autoridades esportivas (CBA e CBM) decidiram, em nome da segurança de todos competidores, modificar o percurso da Etapa 3, transformando o Trecho Especial em deslocamento por asfalto escoltados por seus veículos de apoio rápido. Bom deslocamento a todos até a Bolha 3. Segurança em 1º lugar!

O que os competidores da X Rally Team disseram sobre o cancelamento da terceira etapa:

Cristian Baumgart, piloto do Toyota Hilux IMA Overdrive
1º colocado na T1 FIA/2º colocado na Geral

Para nós acabou sendo benéfico, nós estamos na liderança e é um dia que o resultado não vai mudar. Por outro lado, a gente veio aqui para correr e agora são 200km a menos para acelerar. Então tem os dois lados da moeda.

Marcos Baumgart, piloto do Toyota Hilux IMA Overdrive
2º colocado na T1 FIA/2º colocado na Geral

Ontem eles fizeram a prova acontecer e valeu muito, para hoje eles foram cautelosos para evitar algum tipo de problema. Isso faz parte do rali, não foi a primeira e nem será a última vez que vão cancelar uma prova. Faz parte do jogo do rali.

Rafael Capoani, navegador do NWM/X Rally Ranger #315
3º colocado na T1 FIA/3º colocado na Geral

O cancelamento para nós foi uma decisão muito ruim. Ontem nós fizemos uma especial cirúrgica, acelerando muito e tomando cuidado. Foi um trecho muito bom mesmo para nós, conservando para acelerar ainda mais hoje. Mas o rali é isso, não é uma decisão nossa e tem muito chão para rodar até sábado.

Mauro Guedes, piloto do X Rally Ranger #314
2º colocado na T1 Brasil/9º colocado na Geral

Eu preferia ter corrido hoje. Nosso carro está bom, a gente tinha condição de fazer uma prova boa. Nossa questão eram os estepes, mas conseguimos um com o Fernando (Rosset) e outro do o Sylvio (de Barros) e seria um dia para acelerar mais ainda. Mas segurança é um fator indiscutível no rali, então vamos que vamos.

Fernando Rosset, piloto do X Rally Ranger #330
3º colocado na T1 Brasil/10º colocado na Geral

O cancelamento foi péssimo para nós. A gente estava brigando por posições e hoje era dia de continuar acelerando e subir mais posições, então vai dar tempo para o pessoal que quebrou ontem consertar os carros. Eu não estou reclamando da atitude do cancelamento, a segurança vem em primeiro lugar sempre e eu concordo com o cancelamento, mas vai prejudicar a nossa prova.

Pedro Prado, piloto do Mitsubishi X10 #326
7º colocado na Protótipos/35º colocado na Geral

O cancelamento para nós foi bom. Estou com um probleminha no carro, é uma coisa mínima, mas como era uma especial rápida, isso poderia me atrapalhar muito. Então agora a equipe pode terminar os ajustes no carro com calma.

Fonte:  P1 Media Relations

Nenhum comentário:

Postar um comentário