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A
Pirelli lançou nesta quinta-feira (8) sua nova linha de pneus de última
geração para o Campeonato
Mundial de Rali, em um evento exclusivo realizado no Rali Itália
Sardenha, dando uma prévia de como será o retorno da empresa italiana
como a fornecedora exclusiva da competição em um contrato de três anos a
partir de 2021.
Desde que obteve os direitos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para se tornar fornecedora exclusiva do Campeonato Mundial de Rali do próximo ano, a Pirelli tem trabalhado muito para criar pneus para os carros de rali mais rápidos que já correram em cascalho, asfalto, neve e gelo. O objetivo da Pirelli é oferecer durabilidade e adaptabilidade com o melhor desempenho.
Apesar
da interrupção inevitável por causa da pandemia do novo coronavírus, a
Pirelli manteve seu cronograma de desenvolvimento
para a mais recente linha de pneus para o WRC, apresentando-os à mídia
global no Rali Itália Sardenha, em uma conferência de imprensa com
direito a uma volta como passageiro no carro de teste Citroën C3 WRC da
Pirelli pilotado por Andreas Mikkelsen.
O diretor de competições de rali da Pirelli, Terenzio Testoni, disse: “Depois de um intenso programa de preparação, estamos muito satisfeitos em apresentar nossos novos pneus na Sardenha e dar para algumas pessoas a chance de experimentá-los do assento do copiloto durante o shakedown. Mais tarde, neste fim de semana, todos também poderão ver o carro de teste da Pirelli em ação quando nosso campeão mundial, Petter Solberg, o pilotará na fase final do rali aqui em nosso evento de casa, na Sardenha. A próxima vez que você verá nossos pneus Pirelli em um evento do Campeonato Mundial de Rali será no Rali de Monte Carlo, no ano que vem, quando começaremos nosso mandato como fornecedor exclusivo. Para criar estes pneus, usamos as lições aprendidas na Fórmula 1, bem como nossa experiência em ralis, outros esportes motorizados e com nossos pneus de ultra desempenho para uso nas estradas”.
As principais características da nova gama
A
temporada do WRC oferece um teste abrangente para qualquer fornecedor
de pneus, começando, geralmente, com as condições de
inverno do lendário ‘Monte’. Aqui, as etapas podem ser completamente
secas em algumas partes e cobertas de gelo e neve em outras. Os pilotos
podem escolher entre os pneus Sottozero Snow da Pirelli, com ou sem
pregos, ou pneus de asfalto mais comuns.
Nas
condições mais extremas enfrentadas em ralis de inverno escandinavos,
como na Suécia, um pneu Sottozero Ice é fornecido.
Cada um deles possui 384 pinos que penetram na superfície e fornecem
níveis incríveis de aderência, mas o pneu ainda deve ser capaz de reter
esses pinos em seções que podem apresentar mais cascalho, especialmente
quando as temperaturas estão mais amenas.
Ao
longo do restante da temporada, as equipes e pilotos enfrentam uma gama
completa de ralis de cascalho diferentes. Um único
pneu de cascalho Scorpion, disponível em compostos duro e macio, tem
que lidar com o calor extremo e as estradas rochosas encontradas ao
redor do Mediterrâneo, como no Rali Itália Sardenha, e enfrentar as
velocidades impressionantes vistas no Rali da Finlândia,
além de oferecer aderência na lama e na chuva como as geralmente
encontradas no País de Gales.
Há uma diversidade semelhante entre os eventos de asfalto puro, para os quais o P Zero será fornecido em compostos duro e macio. Estes podem variar desde as estradas suaves semelhantes a circuitos como encontradas na Espanha até superfícies mais irregulares e sujas, onde a aderência é importante. Todos os pneus de asfalto devem ser adequados para uso em condições secas e molhadas, assim como vemos nas ruas, mas um pneu de chuva Cinturato também está disponível para condições extremas deste tipo de clima, ajudando a expulsar a água.
Reinventando a história: do rali para as ruas
A Pirelli esteve envolvida no Campeonato Mundial de Rali mais ou menos continuamente desde que o campeonato foi inaugurado (para fabricantes) em 1973, com a primeira vitória da empresa chegando na Polônia naquele mesmo ano, cortesia de Achim Warmbold em um Fiat 124. O título de pilotos foi instituído em 1979, e a Pirelli o conquistou um ano depois, cortesia de Walter Rohrl em um Fiat 131 Abarth. Para a Pirelli, o rali representou, acima de tudo, um laboratório a céu aberto, onde são testadas ideias para uma eventual utilização nas ruas, em uma transferência contínua de tecnologia das competições para as estradas. O moderno Cinturato, amplamente escolhido por algumas das mais conhecidas montadoras como equipamento original, e o P Zero, carro-chefe da Pirelli, nasceram do automobilismo, bem como as tecnologias utilizadas para o inverno e o pneus run-flat.
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
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