sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), recebe a quarta etapa da temporada 2020 da Stock Car neste domingo (13) previsto com intenso calor

 

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 O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), recebe neste final de semana a quarta etapa da temporada 2020 da Stock Car. O traçado da pista localizada na bela cidade do norte paranaense tem 3.146 metros de extensão, com duas retas e um mix de curvas em subidas e descidas.

O circuito tem duas retas relativamente longas, que promovem as maiores velocidades e, consequentemente, as maiores exigências de frenagem: cerca de 230 km/h na reta principal, de onde na freada se reduz para cerca de 90 km/h; e na reta oposta, onde os carros atingem até 240 km/h e reduzem para algo em torno de 110 km/h na curva 7.

O desafio para pilotos e equipes consistirá no gerenciamento dos freios, uma vez que a previsão do tempo aponta para temperaturas máximas de até 35 graus; no asfalto, de alta abrasividade, a temperatura deverá superar os 50 graus.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da principal categoria do automobilismo brasileiro desde 2016 e 2004, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. 

Fala, piloto!
“A pista de Londrina é uma das mais difíceis da temporada por ser muito exigente com o equipamento pelo fato de se ter muitas curvas e duas retas não muito longas. Então o carro acaba sendo submetido a muitas forças, seja por temperatura de motor, câmbio e freios, porque não se tem muito fluxo de ar limpo justamente pelo fato de as retas não serem muito longas e promoverem o resfriamento adequado de certas partes do carro. Mecanicamente, o traçado castiga bastante o carro com as ondulações do asfalto e as zebras altas, afetando mais a suspensão e os amortecedores; o asfalto abrasivo desgasta muito os pneus. As frenagens das curvas 1 e 7, que são depois das retas, são feitas em dois tempos: o piloto aplica uma primeira pressão no pedal, alivia um pouco e a aplica novamente dentro das curvas. São características e dificuldades que tornam a pista de Londrina um traçado tão técnico e uma das corridas mais difíceis da temporada”.
(Átila Abreu, Shell V-Power, Chevrolet Cruze #51)

A pista de Londrina na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“O nível de exigência dos freios de um carro da Stock Car é bastante alto por natureza. Soma-se a isso as altas temperaturas e o fato de os novos carros desta temporada contarem com menor pressão aerodinâmica e maior  peso no eixo dianteiro em comparação com o modelo do ano passado; nestas novas condições, a tendência é que os pontos de frenagens sejam adiantados em alguns metros. O acerto dos freios vai de acordo com a preferência de cada piloto, que trabalha o equilíbrio de força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras. Particularmente, o traçado de Londrina não é dos mais exigentes para os freios por ser considerado de média velocidade. O que será interessante de acompanhar é que, por causa desta nova configuração, poderemos ver mais ultrapassagens, porque os freios terão um papel maior nas manobras por causa do menor apoio aerodinâmico”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto, FRAS-LE & FREMAX)

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Sexta-feira, 11 de setembro
11h35 – 11h50: Shakedown Stock Car
13h00 – 13h30: 1º Treino Livre (Grupo 1) Stock Car
13h40 – 14h10: 1º Treino Livre (Grupo 2) Stock Car

Sábado, 12 de setembro
08h00 – 08h30: 2º Treino Livre (Grupo 1) Stock Car (YouTube da Stock Car)
08h40 – 09h10: 2º Treino Livre (Grupo 2) Stock Car
11h15 – 11h50: CLASSIFICAÇÃO STOCK CAR (Transmissão ao vivo SporTV2)

Domingo, 13 de setembro
12h30: CORRIDA 1 – STOCK CAR (Transmissão ao vivo SporTV2)
13h25: CORRIDA 2 – STOCK CAR (Transmissão ao vivo SporTV2)

Vencedores até o momento na temporada:
Goiânia:
Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta

Classificação do campeonato, após três etapas (Top-10):
1. Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 82
2. Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 78
3. Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), 71
4. Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze), 64
5. Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 50
6. Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 50
7. Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 46
8. Atila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 44
9. Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze), 42
10. Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 41

Fonte: P1 Media Relations

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