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Por Renato Pereira
O palco é o Indianápolis Motor
Speedway, circuito oval com 2,605 milhas (4,192km) de extensão, muito
conhecido no Brasil em razão das 500 Milhas de Indianápolis. A etapa,
26ª das 36 que compõem o Campeonato, é decisiva: Desta corrida saem os
16 classificados para os playoffs. E, como não poderia deixar de ser, é
onde os pilotos que ainda não venceram ou estão “pendurados” na tabela
trarão a tônica tão peculiar da Nascar, que é disputa ferrenha, quase
uma batalha de vida ou morte, para não ficar de fora da disputa pelo
título.
As corridas são subdivididas em 3 estágios, sendo os dois primeiros, somados, a metade do total da prova e o último o dobro de cada estágio. Os dois primeiros estágios pontuam do 1° ao 10° colocado, e o terceiro distribui a pontuação entre os 40 inscritos, de forma que o vencedor soma 40 pontos, o vigésimo 17, o trigésimo 7 e o quadragésimo 1 ponto. O vencedor de cada um dos 2 primeiros estágios soma um ponto de bônus para os playoffs. Ao iniciar os playoffs, que é dividido em 10 etapas onde, a cada 3 provas, 4 pilotos são eliminados, sobrando apenas 4 candidatos ao título na última prova, onde o que chegar na frente dos outros 3 é o campeão. Uma vitória em uma das 3 provas classifica automaticamente para a fase seguinte. Se eu acho justo? Não muito... Kevin Harvick e Kyle Busch venceram, em 2018, 8 etapas cada um; Martin Truex Jr venceu 4; Joey Logano venceu 3 e levou o caneco...
A classificação, até esta etapa, é a que segue abaixo. Os 10 primeiros-colocados – com a nona posição empatada –, independente de sua pontuação ou posição na tabela, já estão classificados e iniciarão a disputa dos playoffs em função de uma ou mais vitórias. Daí até o 16°, a briga será permanecer um à frente do outro e rezarem para nenhum azarão vencer a corrida, que se garantem – com a 16ª colocação empatada – e os restantes tem de fazer das tripas coração – 2° lugar não interessa – se pretendem carimbar seus passaportes. Ah, na Nascar não existe jogo de equipe, quem pode mais, chora menos e pronto... mas isso não significa, de forma alguma, que essa turma já garantida não ache melhor botar água na corrida de quem pode, de alguma forma, chegar aos playoffs e ser mais um a atrapalhar sua vida...
Classificados por vitórias + pontos:
1 – #18 Kyle Busch, Toyota, Joe Gibbs Racing, 4 vitórias, 983 pontos
2 – #22 Joey Logano, Ford, Team Penske, 2 vitórias, 919
3 – #11 Denny Hamlin, Toyota, Joe Gibbs Racing, 4 vitórias, 877
4 – #4 Kevin Harvick, Ford, Stewart-Haas Racing, 2 vitórias, 864
5 – #19 Martin Truex Jr., Toyota, Joe Gibbs Racing, 4 vitórias, 862
6 – #2 Brad Keselowski, Ford, Team Penske, 3 vitórias, 832
7 – #1 Kurt Busch, Chevrolet, Chip Ganassi Racing, 1 vitória, 790
8 – #9 Chase Elliott, Chevrolet, Hendrick Motorsports, 2 vitórias, 780
9 – #88 Alex Bowman, Chevrolet, Hendrick Motorsports, 1 vitória, 694
9 – #20 Erik Jones, Toyota, Joe Gibbs Racing, 1 vitória, 694
Classificados por pontos:
11 – #42 Kyle Larson, Chevrolet, Chip Ganassi Racing, 714 pontos
12 – #12 Ryan Blaney, Ford, Team Penske, 710
13 – #24 William Byron, Chevrolet, Hendrick Motorsports, 683
14 – #10 Aric Almirola, Ford, Stewart-Haas Racing, 674
15 – #14 Clint Bowyer, Ford, Stewart-Haas Racing, 625
16 – #41 Daniel Suarez, Ford, Stewart-Haas Racing, 617
16 – #6 Ryan Newmann, Ford, Roush Racing, 617
Azarões que vão tentar o tudo-ou-nada e, provavelmente, atrapalhar o desenrolar da prova:
17 – #48 Jimmie Johnson, Chevrolet, Hendrick Motorsports, 599
18 – #21 Paul Menard, Ford, Wood Brothers Racing, 548
19 – #37 Cris Buescher, Chevrolet, JTG Daugherty Racing, 531
20 – #17 Rick Stenhause Jr., Ford, Roush Racing, 483
O grid de largada informaremos amanhã pela manhã!
Apoio:
As corridas são subdivididas em 3 estágios, sendo os dois primeiros, somados, a metade do total da prova e o último o dobro de cada estágio. Os dois primeiros estágios pontuam do 1° ao 10° colocado, e o terceiro distribui a pontuação entre os 40 inscritos, de forma que o vencedor soma 40 pontos, o vigésimo 17, o trigésimo 7 e o quadragésimo 1 ponto. O vencedor de cada um dos 2 primeiros estágios soma um ponto de bônus para os playoffs. Ao iniciar os playoffs, que é dividido em 10 etapas onde, a cada 3 provas, 4 pilotos são eliminados, sobrando apenas 4 candidatos ao título na última prova, onde o que chegar na frente dos outros 3 é o campeão. Uma vitória em uma das 3 provas classifica automaticamente para a fase seguinte. Se eu acho justo? Não muito... Kevin Harvick e Kyle Busch venceram, em 2018, 8 etapas cada um; Martin Truex Jr venceu 4; Joey Logano venceu 3 e levou o caneco...
A classificação, até esta etapa, é a que segue abaixo. Os 10 primeiros-colocados – com a nona posição empatada –, independente de sua pontuação ou posição na tabela, já estão classificados e iniciarão a disputa dos playoffs em função de uma ou mais vitórias. Daí até o 16°, a briga será permanecer um à frente do outro e rezarem para nenhum azarão vencer a corrida, que se garantem – com a 16ª colocação empatada – e os restantes tem de fazer das tripas coração – 2° lugar não interessa – se pretendem carimbar seus passaportes. Ah, na Nascar não existe jogo de equipe, quem pode mais, chora menos e pronto... mas isso não significa, de forma alguma, que essa turma já garantida não ache melhor botar água na corrida de quem pode, de alguma forma, chegar aos playoffs e ser mais um a atrapalhar sua vida...
Classificados por vitórias + pontos:
1 – #18 Kyle Busch, Toyota, Joe Gibbs Racing, 4 vitórias, 983 pontos
2 – #22 Joey Logano, Ford, Team Penske, 2 vitórias, 919
3 – #11 Denny Hamlin, Toyota, Joe Gibbs Racing, 4 vitórias, 877
4 – #4 Kevin Harvick, Ford, Stewart-Haas Racing, 2 vitórias, 864
5 – #19 Martin Truex Jr., Toyota, Joe Gibbs Racing, 4 vitórias, 862
6 – #2 Brad Keselowski, Ford, Team Penske, 3 vitórias, 832
7 – #1 Kurt Busch, Chevrolet, Chip Ganassi Racing, 1 vitória, 790
8 – #9 Chase Elliott, Chevrolet, Hendrick Motorsports, 2 vitórias, 780
9 – #88 Alex Bowman, Chevrolet, Hendrick Motorsports, 1 vitória, 694
9 – #20 Erik Jones, Toyota, Joe Gibbs Racing, 1 vitória, 694
Classificados por pontos:
11 – #42 Kyle Larson, Chevrolet, Chip Ganassi Racing, 714 pontos
12 – #12 Ryan Blaney, Ford, Team Penske, 710
13 – #24 William Byron, Chevrolet, Hendrick Motorsports, 683
14 – #10 Aric Almirola, Ford, Stewart-Haas Racing, 674
15 – #14 Clint Bowyer, Ford, Stewart-Haas Racing, 625
16 – #41 Daniel Suarez, Ford, Stewart-Haas Racing, 617
16 – #6 Ryan Newmann, Ford, Roush Racing, 617
Azarões que vão tentar o tudo-ou-nada e, provavelmente, atrapalhar o desenrolar da prova:
17 – #48 Jimmie Johnson, Chevrolet, Hendrick Motorsports, 599
18 – #21 Paul Menard, Ford, Wood Brothers Racing, 548
19 – #37 Cris Buescher, Chevrolet, JTG Daugherty Racing, 531
20 – #17 Rick Stenhause Jr., Ford, Roush Racing, 483
O grid de largada informaremos amanhã pela manhã!
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