CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial
O automobilismo português viveu um momento especial neste sábado, quando o piloto de Beja, Vicente Capela (Patrocinador: Interkrarn), levou a bandeira de Portugal ao pódio do RMC Grand Finals, o Campeonato Mundial dos motores Rotax, disputado no Circuito Internacional de Kart do Bahrein. Com uma performance consistente e emocionante, o bicampeão português Rotax garantiu o terceiro lugar na Final da categoria Rotax Mini Max, encerrando uma semana marcada por velocidade, estratégia e maturidade.
O Mundial Rotax é reconhecido como um dos eventos mais disputados do karting do planeta, reunindo campeões nacionais dos quatro continentes, em diversas categorias. Neste cenário de altíssimo nível, Vicente Capela destacou-se desde os primeiros dias de pista, com velocidade, leitura de corridas e domínio técnico. Entre 71 competidores da sua categoria, todos com enorme capacidade, o português mostrou que tinha condições de lutar pelas primeiras posições em todas as fases da competição.
A caminhada até o pódio começou ainda nos treinos livres, quando Capela e a equipa definiram um acerto competitivo para enfrentar as condições de pista no Bahrein. No treino cronometrado, ou de classificação, que define as posições de largada nos Heats Classificatórios, Vicente registrou o 14º melhor tempo, garantindo lugar na quarta fila nas primeiras baterias eliminatórias.
“Conseguimos um bom acerto desde os treinos livres, na tomada e fomos fazer classificatórias até chegar à Pré-final da minha categoria, que era o primeiro passo”, disse Vicente.
A primeira corrida das classificatórias foi de estudo e controle. Vicente administrou bem o tráfego intenso e a disputa acirrada, cruzando a linha de chegada em um sólido nono lugar. O desempenho equilibrado manteve-o entre os concorrentes diretos pelas primeiras posições do grupo.
A segunda bateria foi o grande destaque de Capela nesta fase. Com ultrapassagens firmes e um ritmo de prova muito competitivo, o piloto de Beja completou a corrida em quarto lugar, resultado que o colocou ainda mais próximo do objetivo de estar bem posicionado na Pré-Final.
No terceiro e último Heat, Vicente Capela manteve a concentração e entregou mais uma corrida segura, recebendo a bandeira quadriculada em sétimo lugar. O conjunto dos resultados classificou o português para a Pré-Final no pelotão da frente da Rotax Mini Max.
A Pré-Final trouxe mais um capítulo a mais na campanha do piloto de Portugal. Com boa largada e ritmo constante, Vicente terminou em oitavo, desempenho que, somado aos pontos acumulados, colocou-o na 12ª posição do grid da grande Final deste sábado (6). Antes de alinhar para a última corrida, ele comentou: “Vou largar um pouco mais atrás, mas vou tentar buscar o pódio nesta Final, se for possível a vitória”.
Após a largada da prova Final, ele não demorou para provar o que realmente podia. Uma corrida disputada em 14 voltas de pura intensidade, na qual Vicente Capela mostrou porque é o atual Bicampeão Portugal Rotax. Com ultrapassagens cirúrgicas e calma nas disputas mais agressivas, ganhou nove posições ao longo da disputa e cruzou a linha de chegada, para ser o terceiro colocado, garantindo o único pódio de Portugal nesta edição do Mundial no Bahrein.
“Estou muito feliz de levar a bandeira de Portugal ao pódio do Mundial Rotax. Não é uma competição fácil, com outros 71 campeões dos seus países na minha categoria. É muito emocionante conseguir este resultado para mim e para o karting de Portugal”, comentou emocionado o piloto.
Esta foi a segunda participação de Vicente Capela no Campeonato Mundial Rotax. No ano passado, ele competiu em Sarno, na Itália, pela categoria Micro Max, iniciando sua trajetória internacional. O desempenho no Bahrein confirma sua evolução e reforça o seu nome entre os principais talentos do karting de Portugal e europeu.
Agora, Vicente retorna à cidade de Beja para celebrar a conquista e dividir com todos os entusiastas do karting português o troféu histórico do RMC Grand Finals. O pódio mundial consolida mais uma etapa brilhante em sua carreira e fortalece o orgulho de Portugal no cenário internacional do automobilismo de base.
Ligação com o Brasil
Vicente
Capela é bisneto de brasileiro. O "vô Sebastião" era carioca do Rio de
Janeiro, serviu como mergulhador na marinha portuguesa durante o século
passado. O elo entre Brasil e Portugal através destas gerações e no
futebol, já que Capela foi visto no paddock vestindo uma camisa do
Corinthians. Vicente deseja, no futuro, disputar competições no país
natal de seu bisavô.
Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria

Nenhum comentário:
Postar um comentário