CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial
Lewis Hamilton é o primeiro
pole-sitter do fim de semana de Xangai. O piloto da Ferrari
garantiu a primeira posição no grid para a Sprint de amanhã com uma
volta brilhante no Q3, o único segmento da sessão que, de acordo com os
regulamentos, é disputado com o pneu de composto macio.
O heptacampeão mundial parou o relógio em 1min30s849, apenas 18
milésimos de segundo mais rápido que o tetracampeão mundial Max
Verstappen, da Red Bull. Em terceiro lugar, 80 milésimos abaixo, ficou o
australiano Oscar Piastri, da McLaren, que inicialmente
havia sido o mais rápido em sua primeira tentativa. Seu companheiro de
equipe, Lando Norris, foi o mais rápido no Q2, estabelecendo o melhor
tempo com o pneu médio – que precisa ser utilizado nas duas primeiras
sessões – de 1min31s174.
Como
também aconteceu em Melbourne, nada menos que sete equipes estiveram
representadas entre as dez primeiras, o que mostra como está
o equilíbrio nesta fase inicial da temporada.
O DIA NA PISTA
Na
única sessão de treinos livres do evento, todas as equipes utilizaram
apenas um conjunto de pneus médios e um de macios por piloto,
uma indicação clara de que planejam manter os dois conjuntos de pneus
duros para a corrida de domingo. A única exceção foi Jack Doohan, que
utilizou apenas um jogo de pneus médios.
A nova superfície da pista fez com que os tempos de volta caíssem significativamente em comparação com o ano passado, que foi a única edição do GP da China disputada com essa geração atual de carros. No entanto, o tempo de Hamilton foi ainda melhor do que o 1min31s095 estabelecido por Sebastian Vettel quando conquistou a pole em 2018.
SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE
“Estávamos
todos muito ansiosos para ver como os pneus se comportariam nessa
superfície completamente nova. Tínhamos alguns dados
antes de chegar a Xangai e, a partir das medições que fizemos aqui nos
últimos dias, notamos que o nível de abrasão da pista era
significativamente mais baixo do que no ano passado, com uma superfície
muito mais lisa e com menos solavancos, que eram uma característica
dessa pista no passado.
Pelo
que vimos hoje, podemos dizer que o nível de aderência gerado nessa
superfície é realmente surpreendente: raramente testemunhamos
uma melhora tão significativa nos tempos – com os mesmos regulamentos
técnicos do carro – como aconteceu hoje. O tempo de Hamilton é mais de
cinco segundos mais rápido do que o melhor tempo da Classificação Sprint
do ano passado, que se torna 4s873 quando
comparado com o mesmo composto. Foi ainda mais rápido do que a volta de
pole de Vettel de sete anos atrás, quando os carros eram completamente
diferentes, 66 quilos mais leves. Como a pista ainda está evoluindo, é
possível que os tempos caiam ainda mais amanhã!
Além disso, devemos ter em mente que a falta de solavancos significou
que as equipes puderam diminuir a altura de rodagem dos carros, ganhando
assim ainda mais desempenho.
Com
apenas 60 minutos de treinos livres, as equipes não puderam realizar
nenhum stint longo significativo com cargas de combustível
de corrida, o que é sempre o caso em um fim de semana de Sprint. Vimos
uma granulação significativa no pneu dianteiro esquerdo, levando à
degradação em termos de desempenho, mas sem muito impacto no desgaste.
Em termos de tempos de volta, a degradação dos
pneus médios e macios parece bastante alta (entre dois e três décimos),
o que é uma das razões pelas quais todas as equipes decidiram manter os
dois conjuntos de pneus duros, quase certamente para a tarde de
domingo.
A Sprint de amanhã será uma ótima oportunidade para que todos façam um stint longo de verdade, proporcionando assim uma visão mais clara em termos de estratégia de corrida, mesmo que a carga de combustível não seja tão grande quanto a necessária para largar no GP. No papel, a escolha mais provável para a corrida curta é o Médio. No ano passado, Russell se saiu razoavelmente bem com os macios, mas é difícil enxergar alguém tentando fazer o mesmo amanhã.”
Néctar Comunicação Corporativa
/ Assessoria de Imprensa da Pirelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário