CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team conquistou neste final de semana o título mundial de construtores no WRC, o Mundial de Rally. A conquista foi obtida no Rally do Chile, após Elfyn Evans conquistar o terceiro lugar na prova, sendo seguido por Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta. Além disso, a dobradinha no Power Stage definiu o título entre equipes com duas etapas de antecipação.
O resultado confirmado no Chile neste final de semana representa a terceira conquista seguida entre as equipes para a Toyota, e a quarta vez que o TOYOTA GAZOO Racing-WRT fatura o Mundial de Construtores desde sua criação. Além disso, a fabricante japonesa chegou ao heptacampeonato no WRC desde a temporada de 1993.
A TGR-WRT ainda garantiu o quinto título consecutivo de pilotos e copilotos. Os resultados do Power Stage fazem com que apenas Rovanperä e Evans, e seus navegadores, Scott Martin e Jonne Halttunen, respectivamente, sejam os únicos com chances matemáticas de título. A dupla capitaneada pelo finlandês é a atual campeão do mundo e tem uma vantagem de 31 pontos sobre os adversários. Ao todo, apenas 60 pontos ainda estão em disputa.
O WRC retornou ao Chile pela primeira vez desde 2019, em uma prova dura, que apresentou a pilotos e equipes novas estradas e condições diferentes, já que a disputa ocorreu na primavera, e não mais no outono. Evans lutou por um lugar no pódio desde a sexta-feira, mesmo sofrendo com o desgaste excessivo dos pneus, especialmente no sábado. O piloto foi recompensado no domingo, com o terceiro lugar.
“A melhor notícia é que a equipe conquistou o título de construtores. É uma honra fazer parte do time e é ótimo recompensar a todos pelo trabalho árduo. No Chile, a gente tinha potencial para mais, mas tivemos boa velocidade em alguns momentos e podemos ficar felizes com o pódio. No campeonato de pilotos, precisávamos nos aproximar de Kalle, e a luta pelo título está aberta”, disse Elfyn Evans.
Lider do campeonato, Rovanperä precisou se recuperar após uma sexta-feira complicada, terminando o Rally do Chile na quarta posição. Mais do que isso, o finlandês venceu o Power Stage no dia de seu aniversário de 23 anos, e viu Evans cortar sua vantagem no campeonato em apenas dois pontos após a etapa sul-americana.
“Foi ótimo ajudar a equipe a garantir o título de construtores. Confirmá-lo aqui no Chile, faltando duas etapas, é uma grande conquista. Não foi um final de semana fácil para nós, pois a posição de largada na sexta-feira nos prejudicou, e não tomamos as melhores decisões no sábado. O domingo também não foi fácil, mas tínhamos um plano para evitar desgaste dos pneus e o resultado veio no Power Stage. Foi bom marcar esses pontos”, disse Rovanperä.
Katsuta e o copiloto Aaron Johnston, que contribuíram para o sucesso do título de construtores depois de entrarem para a linha principal da TGR-WRT este ano para dividir um carro com Sébastien Ogier e Vincent Landais, garantiram que todos os três carros da equipe terminassem entre os cinco primeiros no final de um fim de semana exigente.
A próxima etapa do WRC será o Rally da Europa Central, que passará por estradas de Alemanha, República Tcheca e Áustria, entre os dias 26 e 29 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário