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Os amantes do automobilismo raiz, uma vez mais, puderam entender como
funciona a Old Stock Race. Isso porque a quinta etapa do calendário 2023
foi repleta de reviravoltas.
O circo da competição começou logo
na sexta-feira, com o treino livre. Thiago Lourenço, do Opala #21,
dominou a sessão, ficando com o melhor tempo.
Já no sábado,
pilotos e equipes sabiam que o tempo seria um fator crucial. Afinal, por
conta de alterações alheias à competição, o treino classificatório e a
primeira corrida aconteceriam com poucas horas de diferença.
No
fim da tarde sábado, Ricardo Domenech cravou a pole-position com
1'59"243. Uma fina garoa caiu no autódromo, mudando o comportamento de
carros e pilotos. Thiago Lourenço fez o segundo melhor tempo com
1'59"760, seguido de Rodrigo Helal, com 1'59"801.
Os três
primeiros classificados com apenas meio segundo diferença. Helal,
inclusive, correu com o Opala #70, de Kleber Eletric, realizando a
classificação para que o titular do carro fizesse a prova de sábado,
retornando para a Copa Truck no domingo de manhã.
Primeira prova
Horas
depois, no fim da noite de sábado, com baixíssima temperatura, os
Opalas perfilaram para a corrida. Na largada, cinco carros já emparelham
para a descida do S.
Thiago Lourenço assume a ponta e começa a
abrir em relação a Domenech e Kleber Eletric, que buscava defender a
liderança do campeonato. Ambos estavam em franca disputa durante toda a
prova.
Destaque da prova para o piloto Georges Lemonias, o Grego.
Ele não conseguiu fazer a classificatória, largando em 20º lugar, no
fim do grid. Ainda assim, conseguiu escalar 14 posições, terminando na
sexta posição.
A disputa também foi acirrada no pelotão
intermediário, com Luiz Carlos Zapelini, Marcos Philippi, Kaká Freire,
Konrad Viehmann e Rogério Barbato. Os pilotos da Old Man mostraram vigor
em disputas incríveis.
No fim da prova, Thiago Lourenço faturou a
vitória com tranquilidade, quase 5 segundos a frente de Domenech, que
cruzou em segundo. Completaram o pódio Kleber Eletric, Marcos Philippi,
Luiz Zapelini e Grego Lemonias.
Segunda prova
A corrida
complementar, no domingo, também trouxe emoções por conta da garoa e da
vontade de pontuar dos pilotos. Na largada, Thiago Lourenço mantém a
ponta, mas na primeira perna do S, já ocorreu o primeiro acidente:
Marcos Philippi perde o traçado e toca em Kaká Freire e Cristiano Gomes.
Um
bate-bate generalizado também fez Rodrigo Helal ficar na contramão no
meio do S, dificultando a passagem dos carros. Destaque para Kaká Freire
que conseguiu equilibrar a Caravan Cheirosa e se mandar em direção aos
ponteiros, se colocando na terceira posição.
Mas as confusões não
pararam, com novas rodadas e escapadas no começo da reta oposta,
envolvendo o piloto Rogério Barbato. Adiante, batida forte entre Pedro
Pimenta e Nereu Coelho Junior no bico de pato.
O safety car foi
acionado para reorganizar a prova. Na relargada, a situação melhorou,
mas uma baixa névoa, aliada à chuva e ao excesso de sujeira na pista não
colaboraram. Vários abandonos foram registrados em pontos que ficaram
complicados para pilotagem, como o início do S, a região do laranjinha e
o bico de pato, por exemplo.
Ao final, sob muita pressão, Thiago
Lourenço faturou a dobradinha, com Domenech em segundo. Em terceiro
terminou Zapelini, que faturou a Old Man, seguido por Rogério Barbato e
Georges Lemonias (quarto e quinto na geral, e segundo e terceiro na Old
Man). Fechou o pódio, na sexta posição, Felipe Lemonias.
A noite
ainda foi fechada com o retorno do desfile dos opaleiros. Dezenas de
carros de rua deram voltas pelo Autódromo, como é de costume e marca a
Old Stock Race.
A competição volta às pistas no dia 24 de
setembro, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu. Não será liberada a
presença de público, mas será possível acompanhar todas as emoções da
próxima etapa no canal oficial da Old Stock Race no YouTube.
Fonte: www.academia.jor.br
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