sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Resumo Stock Car Pró Series 2022

 

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Por Renato Pereira

Neste último final de semana foi disputada a sétima etapa, em rodada dupla, da Stock Car Pró Series 2022, no Autódromo Internacional Hosé Carlos Pace, Interlagos, São Paulo. Grid cheio e arquibancadas lotadas, é a Stock Car em sua nova fase trazendo mais disputas e emoção a cada etapa!

De diferente, entre os mais de 30 pilotos regulares, a ausência do tri-campeão Daniel Serra, que esteve na Europa disputando as 24h de Spa-Francorchamps, válidas pelo GT World Challenge Europa e pelo IGTC (onde conquistou o terceiro lugar com seu Ferrari 488 GTE Evo), substituído por Felipe Fraga, piloto campeão da categoria que disputa, atualmente, o DTM Alemão, e a entrada do argentino Andrés Jakos, corria pela Toyota Gazoo Racing no Turismo Carretera, no lugar de Gianluca Petecof pela equipe Full Time Sports Toyota.

Serra disputa palmo a palmo com Gabriel Casagrande, atual campeão, o título de 2022, e após os quarto  oitavo lugares conquistados por Casagrande nesta etapa, a diferença na tábua de pontuação ficou em 22 pontos, e com os descartes a serem utilizados no final do campeonato, a disputa pelo título permanece acesa e acirrada.

A corrida 1 foi vencida por Matias Rossi, seguido por Felipe Lapenna em segundo e Guilherme Salas na terceira colocação. Ao terminar a prova na décima posição, Rodrigo Baptista garantiu a primeira colocação de largada para a corrida 2, que liderou boa parte e terminou na terceira colocação após os pit-stops, onde a vitória coube a Felipe Fraga e Tiago Camilo na segunda colocação.  

A próxima etapa da Stock Car Pró Series será disputada no dia 4 de setembro no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, São Paulo.

 

Copa Shell HB20 2022

44 carros. Este é o grid da maior categoria monomarca de Turismo do Brasil, com suas etapas disputadas em rodadas duplas. Divididos nas divisões Pro, Elite e Super, as corridas desta categoria são recheadas de disputas e batidas em todos os pelotões, uma vez que rodos os carros são - tecnicamente - rigorosamente iguais e aí as coisas se resolvem no braço, habilidade e sorte de estar fora das "zonas de conflito". Nesta, que foi a quarta etapa da temporada 2022, seis pilotos diferentes venceram em suas divisões, o que mostra o nível de dificuldade e equilíbrio atingidos pelos organizadores.

Na primeira prova, disputada no sábado, a vitória na categoria Pró ficou nas mãos de Alberto Cattucci, seguido por Bernardo Cardoso em segundo e Fernanrod Jr. na terceira colocação.

Mais uma vez ninguém repetiu vitória na Copa Shell HB20. Nas duas corridas da quarta etapa da temporada, em Interlagos, seis pilotos diferentes foram ao alto do pódio nas três categorias, o que confirmou a competitividade de um campeonato com 44 carros no grid. Na Corrida 1, pela categoria Elite, a vitória coube a Arthur Scherer, seguido por Lucas Bornemann em segundo e Ernani Kuhn na terceira posição. Já pela categoria Super, a vitória ficou com Vito Ardito, seguido por Thiago Lopes na segunda posição e Lukas Beux, estreante (carro e piloto) na categoria, que posteriormente sofreu uma desclassificação por irregularidades no peso do carro, já que sua equipe fez o impensável e errou nos cálculos apontados antes da prova. Com isso, o terceiro lugar coube à Leo Martins.

Pela corrida 2, disputada no domingo, com a inversão do grid em função dos resultados da prova anterior, a vitória na categoria Pro foi de Rafael Reis, seguido pelo irmão Leonardo Reis em segundo e Humberto Guerra na terceira colocação. Pela categoria Elite o primeiro lugar ficou com Enzo Giangratti, seguido por Arthur Scherer na segunda colocação e Edgar Colamarino no terceiro posto. E na categoria Super João Pedro Bortoluzzi conquistou a vitória, com Leandro Parizotto na segunda posição e Victor Andrade em terceiro lugar.

A próxima etapa da Copa Shell HB20 será disputada no dia 4 de setembro no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, São Paulo.

 

Bastidores

Os bastidores das duas categorias andaram agitados em São Paulo. Sabemos que muito do que se fala (e ouve...) não se escreve, é muito comentário do comentário do comentário, e diz o ditado que quem conta um conto, aumenta um ponto.

Pela Stock Car, que vem sendo sistematicamente reformulada desde que mudou de mãos, o que se ouve pelo paddock é que, para 2023, os carros da categoria Light passarão a ser idênticos aos da categoria Pró, contando apenas com menor potência nos motores, para além da obrigatoriedade de cada equipe da categoria Pró ter ao menos um carro no grid da categoria Light, numa tentativa de igualar o interesse geral pela categoria de acesso, que premiará o campeão, inclusive, com uma vaga na categoria principal. São rumores, nada confirmado, mas seria bem legal se essas mudanças se concretizassem.

Pela Copa Shell HB20, as coisas são reais, e em 2023 os carros atuais darão lugar aos novos modelos, mantendo a proximidade entre as pistas e os carros que encontramos nas concessionárias. 

 

 

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