CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Paddock-Brasil
O
Campeonato Paulista de Fórmula Vee terminou com
uma festa francesa em Interlagos. Laurent Guerinaud venceu de forma
dramática a última prova da temporada no último domingo (12/12) e
conquistou o bicampeonato.
Radicado
no Brasil, o piloto Motul/Rokim, já Campeão 2020 da FVee no seu ano de
estreia, faturou o seu segundo título consecutivo. Ele terminou com
apenas dois pontos de
vantagem sobre o paraense Augusto Santin, que liderou todo o campeonato
e ficou com o vice.
No
final de uma temporada de recuperação, o piloto francês foi para a
última etapa da competição com seis pontos atrás e precisava chegar à
frente do paraense nas duas provas
da etapa final. E foi justamente o que aconteceu. No sábado, na
primeira prova
encerrada
sob bandeira amarela, Guerinaud foi o segundo colocado e Santin o
terceiro. Renan Casetta venceu pela primeira vez na categoria.
A prova decisiva, no domingo, foi dramática. Guerinaud e Casetta se revezaram na primeira posição nas voltas iniciais, com o Santin na cola. O francês finalmente assumiu a ponta e conseguiu manter um espaço suficiente para não ser mais atacado pelo paraense até o final.
“Foi
uma corrida emocionante e muito difícil. Eu recebi um toque do Santin
na traseira do carro, e de outro piloto da F1600 também. Felizmente
consegui me manter na prova,
segurei a pressão no final e conquistei o segundo título em dois anos
na Fórmula Vee”, afirmou Guerinaud.
Estilo Prost
O francês seguiu o estilo de um dos seus maiores conterrâneos: o tetracampeão mundial de Fórmula 1 Alain Prost. Conhecido como “Professor”, Prost se notabilizou pela regularidade nas competições. Foi exatamente o que fez Guerinaud, depois de um início de temporada difícil, onde conheceu problemas técnicos e chegou a ser empurrado para fora da pista em três das quatro primeiras corridas.
“Eu
não comecei bem o campeonato, mas mesmo nos dias mais difíceis, estive
sempre entre os primeiros colocados. E isso me ajudou muito a somar os
pontos decisivos para garantir
o título”, disse o francês, que venceu três das 16 provas e ainda
acumulou sete segundos lugares.
Guerinaud lembrou que o seu primeiro título também foi conquistado desta maneira. “Em 2020, na minha estreia na Fórmula Vee, eu só entrei no campeonato a partir da segunda etapa e fiquei o tempo todo atrás. Procurei sempre somar pontos e venci no final. O mesmo filme, o mesmo final, mas uma emoção ainda maior”, afirmou.
O
francês ainda agradeceu aos parceiros MOTUL, ROKIM Automotive, WLiz, DK
Drones, SV Automobiles, a todos que o apoiaram, sua esposa Solange em
primeiro lugar, seus amigos
e torcedores, e a toda a equipe da F/Promo Racing, responsável pelos
carros e pela administração da Fórmula Vee.
Da França para o Brasil
Como
muitos pilotos, Laurent Guerinaud começou no kart, aos 10 anos, no seu
país de origem. Ele conquistou dois títulos de campeão de Île de France,
em 1992 e 1993, entre
outros sucessos nacionais. Ele competia com pilotos hoje renomados,
como Sébastien Bourdais, que foi tetracampeão de Champ Car nos Estados
Unidos e disputou duas temporadas na Fórmula 1. Aos 15 anos, Guerinaud
até chegou a participar de uma corrida de kart
com Alain Prost e ainda terminou na frente do tetracampeão de F1, com a
melhor volta!
Laurent estava entre os pilotos de kart mais promissores da sua geração, mas teve que abandonar as pistas aos 16 anos por falta de apoio financeiro. Alguns anos depois, teve a oportunidade de voltar a correr como piloto de fábrica da Peugeot em provas de turismo na Europa, mas, por conta da sua mudança ao Brasil em 2007, durou apenas dois anos e meio. O piloto Motul/Rokim ficou mais 13 anos sem competir, antes de estrear na Fórmula Vee em 2020, e faturar o bicampeonato.
Fora
das pistas, Laurent também nunca deixou de mexer com carros: depois de
se formar com MBA na ESSEC Business School, ele trabalhou sucessivamente
para a Seat (marca do
Grupo Volkswagen na Europa), a Renault, a Peugeot e a Citroën na
França, antes de se mudar para São Paulo.
Hoje,
Laurent é diretor da GiPA do Brasil, instituto europeu de referência em
inteligência de mercado e pesquisa no aftermarket automotivo. “As
habilidades que o automobilismo
me proporcionou sempre me ajudaram na minha carreira profissional,”
explica Laurent. “Hoje, os principais clientes da GiPA são montadoras,
fabricantes de peças, pneus e lubrificantes, e quando compartilho minha
experiência de pós-venda com eles, meu conhecimento
técnico é uma real vantagem."
Da
mesma forma, sua experiência em marketing e comunicação foi essencial
para poder correr. “Os resultados não são suficientes para convencer os
patrocinadores, precisa
saber se comunicar e ajudar seus parceiros a tirar o maior proveito do
seu investimento”, diz Laurent. “Não basta se limitar a um adesivo no
carro, mas também aumentar sua visibilidade nas redes sociais, na
imprensa, dar ferramentas para usar meus resultados,
minha imagem, propor eventos, com exposição do carro de corrida, drive
days, etc. "
Resultado da 1ª bateria da 8ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, sábado (11/12), em Interlagos:
1) Renan Casetta, 22min38s076
2) Laurent Guerinaud, 22min38s660
3) Augusto Santin, 23min11s091
4) Kaue Baroudi, 23min11s268
5) Rodrigo Pereira, 23min11s357
6) Daniel Rienda, 23min12s196
7) Saulo Soares, 23min13s211
8) Iago Garcia, 23min16s489
9) André Suenaga, 23min30s665
10) Wallace Martins, a 9 voltas
Resultado da 2ª bateria da 8ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, domingo (12/12), em Interlagos:
1) Laurent Guerinaud, 24min25s700
2) Augusto Santin,24min27s200
3) Daniel Rienda, 24min35s127
4) Renan Casetta, 24min37s363
5) Gérson Zarpelão Jr, 24min39s063
6) Rodrigo Pereira, 24min39s160
7) Kaue Baroudi, 24min40s868
8) André Suenaga, 24min41s308
9) Iago Garcia, a 8 voltas
10) Saulo Soares, a 12 voltas
Classificação final do Campeonato Paulista de FVee:
1) Laurent Guerinaud – 284 pontos
2) Augusto Santin – 282
3) Kaue Baroudi – 187
4) Renan Casetta – 177
5) Daniel Rienda – 177
6) Gerson Zarpelão Jr – 171
7) André Suenaga – 170
8) Rodrigo Pereira – 166
9) Saulo Soares – 154
10) Wallace Martins – 70
11) André Gouvea – 28
12) Vitor Lombardi – 28
13) Bruno Barbieri – 25
14) Iago Garcia – 16
15) Gustavo Pires – 15
Fotos: Fernando Santos/Divulgação FVee e Marcos Batista/Velocidade em foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário