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O
ano da GS Racing nas competições nacionais começou com muita comemoração
nos pódios do Piocerá 2021. Competindo entre os carros, a
equipe conquistou os três primeiros lugares da categoria Master e ainda
fez dobradinha no topo do pódio da Graduado. As disputas internas
da equipe na busca pelos títulos das categorias destinadas aos
competidores mais experientes movimentaram os quatro dias de provas. A
competição começou no dia 27 de janeiro em Teresina (PI) e encerrou no
dia 30 com chegada em Aquiraz (CE).
Além dos carros, o Rally Piocerá reuniu motos, quadriciclos e UTVs que
percorreram mil quilômetros de prova. Já as bikes cumpriram um
percurso de 356 quilômetros. Em 2021 a competição ainda passou pelas
cidades de Piripiri (PI), Ubajara (CE), Guaraciaba do Norte (CE),
Santa Quitéria (CE), Canindé (CE), Guaramiranga (CE) e Maranguape (CE). O
Rally Piocerá 2021 foi válido pelo Campeonato Brasileiro de
Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de
Regularidade (CBA). Neste ano, a disputa reuniu 419 competidores,
sendo 147 nas motos, 141 nos carros, 116 nas bikes, dez nos UTVs e cinco
nos quadriciclos. A competição é uma tradicional prova off-road
de nível nacional que está em sua 34ª edição e acontece sempre no início
do ano, normalmente abrindo a temporada de competições da
modalidade.
Tricampeão na Master
A
temporada 2021 de rallys de regularidade começou acirrada para a
categoria destinada aos competidores mais experientes. Na Master, apenas
dois pontos separaram o campeão e o vice na classificação final do
Piocerá. Na chegada em Aquiraz quem comemorou foi o experiente
navegador da GS Racing, Enedir da Silva Júnior (Bolacha), que chegou ao
tricampeonato da competição competindo ao lado do piloto José
Carlos da Silva (Zé do Chapéu).
O
navegador da GS Racing já havia vencido a competição nos anos de 2015 e
2016 ao lado do piloto Renato Martins. "Esse ano estava bem
disputado, com dez duplas que andam muito bem e tinham chances de
vitória. No primeiro dia saímos um pouquinho atrás e no segundo
passamos na dianteira. No terceiro a gente ainda já deu uma bobeada, mas
no último dia andamos muito bem e conseguimos buscar a vitória",
comenta Bolacha.
Para completar a festa da equipe na Master, o piloto Fernando Lage e o
navegador Tiago Poisl foram os vice-campeões. Foi a primeira vez que
os dois competiram juntos. A dupla reuniu a experiência de Lage com oito
participações no Piocerá/Cerapió e três títulos conquistados
com a estreia de Tiago na competição. "Estamos afinando a dupla ainda,
mas não ganhamos por detalhes. A prova foi muito boa, técnica,
pegada e desafiadora. Além disso andamos na areia, coisa que eu nunca
tinha andado", destaca Lage. "Estreamos a dupla nessa prova muito
disputada com um grid recheado de campeões e foi um grande desafio, com
mudanças de terrenos, de pisos e cada dia uma característica
diferente de navegação. Chegamos até o último dia na briga pelo título,
mas um pequeno erro nosso nos distanciou da conquista",
sublinha o navegador vice-campeão.
Na
terceira colocação, a GS Racing marcou presença com o piloto Leandro
Moor (Ximura) e o navegador Cláudio Flores (Bilu). "Competimos em
uma paisagem totalmente diferente do que estamos acostumados a andar no
Sul. Tivemos dias com chuva e lama, poeira, catinga, areia igual no
Deserto do Jalapão e loteamentos. No final andamos na praia de Aquiraz
entre as dunas e foi a experiência sensacional", conta Ximura. "O
Piocerá desde ano fui acirrado, com duplas de alto nível e a direção de
prova organizou as etapas de uma maneira que a disputa aconteceu
até o último momento. Tivemos provas com vários laços o tempo todo,
médias justas e trajetos estreitos que testaram a habilidade dos
pilotos e navegadores. Enfrentamos um trajeto com muita água e
precisamos mergulhar nas poças para continuar em frente", detalha Bilu.
Dobradinha na Graduado
A
GS Racing foi campeã e vice na categoria Graduado com o piloto Aurélio
Bilhalva e o navegador Alexandre Rech em primeiro e o piloto
Marcelo Prevideli e o navegador Rafael Pinto em segundo. As duplas
empataram em pontos na classificação geral e a definição do campeão
foi realizada utilizando critérios de desempate. "É a segunda vez que
faço o Piocerá e a prova é puxada, pegada e tem muita
concorrência. É um grid grande, com 18 carros. A gente encarou com
bastante seriedade e vimos os resultados começarem a vir. Para nós o
terceiro dia foi decisivo, a gente se sobressaiu bastante e no quarto
dia administramos para chegar ao fim sem quebrar o carro que já
estava com bastante desgaste", comenta Aurélio.
A
dupla campeã estava apenas na sua segunda participação junta em uma
competição e o entrosamento aconteceu durante os quatro dias de
provas em meio a um grid muito disputado. No terceiro dia de Piocerá
três duplas de competidores tinham três etapas vencidas cada e o
quarto e último dia foi decisivo. "No último dia pegamos muito tráfego
de caminhões e bois soltos nas trilhas, o que atrapalhou a
performance de vários competidores. A chegada na linda Aquiraz contou
com trilhas em dunas e areias pesadas. Mantivemos uma certa
regularidade nos resultados nesse dia e terminamos empatados com outra
dupla da equipe. Empatamos ainda no critério de vitórias e o
desempate veio com o nosso maior número de segundo lugares nas etapas.
Foi incrível percorrer esse pedaço do Brasil que é muito lindo e
tem surpresas como o frio de 20º com cerração e vento em Ubajara na
serra de Ibiapaba, no Ceará", destaca Rech.
A GS Racing encerrou sua participação no Piocerá 2021 ainda com o navegador Rafain Walendowsky com a sétima colocação na categoria Master. A próxima competição da equipe será no 27º Transparaná que acontece de 16 a 20 de fevereiro entre as cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba, passando ainda por Cascavel, Guarapuava e Irati.
Fonte: Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4
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