sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Lucas Moraes recebe prêmio da FIA e quebra jejum brasileiro desde Senna

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O piloto Lucas Moraes foi o único brasileiro entre os premiados no FIA Awards 2025, cerimônia anual da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), realizada nesta sexta-feira (12). O evento, que ocorreu no Uzbequistão, celebrou os campeões das principais categorias sob chancela da entidade, incluindo Fórmula 1, Campeonato Mundial de Endurance (WEC), Fórmula E e karting. 

 
A homenagem marca oficialmente a conquista do Campeonato Mundial de Rally Raid (W2RC) por Moraes, título inédito no automobilismo brasileiro e que o coloca na história também como o primeiro brasileiro a vencer um mundial da FIA desde Ayrton Senna, em 1991. 
 
O orgulho dessa premiação histórica foi destacado pelo piloto em seu discurso de agradecimento. “O Brasil é reconhecido mundialmente no automobilismo por seus campeões mundiais na Fórmula 1. Por isso, receber um prêmio da FIA 34 anos após o último título brasileiro, e agora no deserto, no rally, representa muito para mim e para nosso país. É uma honra enorme estar aqui hoje, celebrando este momento e representando o Brasil da melhor forma possível”, afirmou, lembrando que a noite foi ainda mais especial por ser também seu aniversário de 36 anos. 
 
Da infância sobre duas rodas ao topo do rally mundial
 
A trajetória de Moraes até o título mundial, conquistado em outubro deste ano, na última etapa da temporada, é marcada por resiliência, reinvenção e pilotagem de alto nível. A paixão pela velocidade começou cedo: aos 4 anos, ele deu os primeiros passos no motocross; aos 15, era piloto profissional pela Suzuki, vice-campeão brasileiro e latino-americano. Uma grave lesão no quadril, porém, o afastou das motos aos 21 anos. 

PUBG MOBILE revela parceria com a Scuderia Ferrari HP, trazendo seu legado das corridas para o campo de batalha

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

 PUBG MOBILE, um dos jogos mobile mais populares do mundo, anuncia sua futura parceria com a Scuderia Ferrari HP. A colaboração vai trazer o desempenho característico da Ferrari para o PUBG MOBILE em 2026, marcando a estreia do legado da marca no jogo.

A parceria inédita vai introduzir uma variedade de conteúdos exclusivos e temáticos da Ferrari e da Scuderia Ferrari HP para PUBG MOBILE. Os jogadores poderão experimentar a inovação e a técnica por trás da engenharia da Ferrari através de elementos imersivos dentro do jogo, destacando a dedicação em comum de ambas as marcas ao artesanato e à busca incansável por superar os limites.

“Estamos orgulhosos de anunciar a primeira colaboração de PUBG MOBILE com a Scuderia Ferrari HP”, disse Vicent Wang, Head de Publicação de PUBG MOBILE na Tencent Games. “Essa parceria traz o espírito de precisão e alta performance que define a Ferrari para o PUBG MOBILE, dando aos jogadores ao redor do mundo a chance de experimentar a essência da excelência com o jogo em 2026.”

“Nós estamos felizes em fazer uma parceria com PUBG MOBILE em uma colaboração que reúne duas marcas inspiradas por performance, inovação e uma atitude de persistência,” disse Lorenzo Giorgetti, Chefe de Receitas de Corrida da Ferrari. “Por meio dessa parceria, os jogadores poderão experimentar a dedicação da Ferrari em desenvolver com excelência em um ambiente completamente novo e interativo.”

Turismo Nacional reúne quase 70 pilotos para etapa decisiva em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A temporada 2025 da Turismo Nacional chega ao seu epílogo neste fim de semana (12 e 13 de dezembro), quando a categoria dos carros mais vendidos do Brasil acelera pela última vez no ano com a disputa da etapa Endurance para definir os campeões Overall e do certame de corridas de longa duração. Introduzidas no calendário da competição desde o ano passado, as provas de resistência, com três horas de duração, abrem a oportunidade para que os pilotos habituais da TN possam formar parcerias com nomes ascendentes, consolidados ou com enorme experiência nas pistas. A etapa de Interlagos, que conclui o cronograma da temporada, reunirá um total de 34 carros e 69 pilotos, em uma verdadeira festa do “automobilismo raiz” em meio às batalhas pelos títulos.

O embate pelos campeonatos Overall reúnem dois finalistas na categoria A e outros dois concorrentes na B. Na divisão principal, o destaque fica por conta do embate entre Alexandre Bastos (Roger Racing) e João Cardoso (Auto Racing). Neste cenário, a vantagem numérica é do catarinense, que soma 571 pontos, contra 544 de Cardoso.

Um aspecto que promete esquentar a disputa é que os dois postulantes ao título Overall A são os dois últimos vencedores de corridas Endurance na TN. No desfecho da temporada 2024, João Cardoso correu em parceria com Ernani Kuhn para vencer a etapa de Interlagos que levou a dupla ao título das provas de longa duração. E na segunda rodada de 2025, na primeira corrida longa do calendário, realizada em Cascavel (PR), o triunfo ficou justamente com Xande, que correu em dupla com Eduardo Berlanda.

Xande voltará a formar o duo catarinense com Dudu Berlanda, enquanto o gaúcho de 19 anos aposta tudo na reedição da aliança bem-sucedida com o cuiabano Kuhn — campeão Overall no ano passado e que fez jus ao prêmio para subir à Stock Light em 2025 —, todos em grande forma para buscar o título Overall A.

Um sétimo lugar na Endurance daria a Xande Bastos a conquista do título geral na categoria A. O cenário é o mesmo na B: Adilson Jr. (CAR Racing) chega com vantagem de 27 pontos perante seu concorrente direto, Augusto Sangalli (Pein Competições). O grande trunfo do paulistano de 18 anos para virar o jogo está na dupla formada com Bernardo Cardoso. A tripulação foi um dos destaques da Endurance de Cascavel, disputada em maio, e finalizou em segundo lugar, só atrás de Xande e Dudu Berlanda.

Irmãos Busato tem decisão da Copa São Paulo Light e Paulista de Kart em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A semana mais aguardada do kartismo nacional enfim chegou. A Copa São Paulo Light, considerada o campeonato regional mais importante do Brasil, inicia sua rodada decisiva nesta sexta-feira, reunindo pilotos de todo o país no tradicional Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, entres eles os irmãos Busato  (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum). Depois de duas etapas realizadas na V11 Arena, em Arujá, o evento retorna ao traçado paulistano e promete um encerramento eletrizante para a temporada 2025. Somando a isso, a etapa única do Campeonato Paulista de Kart 2025, que será disputado juntamente com o Light. 

Os paranaenses Guilherme e Rafael Busato, destaques na categoria OKN Júnior, já confirmaram presença e chegam extremamente motivados para a décima e última etapa do campeonato. Os irmãos têm mostrado consistência no grid ao longo do ano, mesmo com compromissos internacionais que os afastaram de provas anteriores.

Para Rafael, o final de semana pode marcar um capítulo especial. Líder da categoria com 50 pontos, ele tem chance concreta de ficar com o título da temporada. Apesar disso, ele mantém um discurso equilibrado. “A vantagem é importante, mas tem muitos pilotos bons e com chance de conquistar também. Vou tentar fazer o meu melhor. Foi um ano de muito trabalho e, se der para fechar com um título, será maravilhoso”, afirma.

Guilherme, por sua vez, entra na pista com outro objetivo: somar o máximo possível de pontos para subir na classificação geral e, se possível, contribuir na briga do irmão pelo campeonato. “Tô um pouco mais atrás na tabela, então não dá para pensar em título. Mas quero fechar a temporada o mais acima possível nos pontos”, comentou.

Murilo Rocha e Pedro Lima vencem, salvam "match point" em Interlagos, e decisão do título vai para última etapa

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A definição do quarto campeão da história da BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA vai ficar para o fim de semana de 13 e 14 de dezembro no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Heitor Dall’Agnol (TMG Racing) abriu a quinta etapa do campeonato com chances matemáticas de faturar a taça por antecipação, mas a grande jornada de Murilo Rocha (TMG Racing), pole position e dono de duas vitórias — uma na quarta e outra nesta tarde de quinta-feira (11) — e de Pedro Lima (Starrett Bassani F4), dono do triunfo na segunda prova da rodada, adiaram a decisão para os próximos dias, quando será disputada a Super Final no “templo do automobilismo brasileiro”.

Depois de finalizar em segundo a prova que abriu a etapa, na tarde da última quarta-feira, Heitor precisava fechar a quinta-feira com mais de 70 pontos de vantagem sobre o segundo colocado para comemorar o título. Mas o gaúcho de Passo Fundo finalizou a Corrida 2 na oitava colocação e cruzou a linha de chegada nesta tarde em terceiro lugar. O triunfo contundente de Murilo Rocha, que largou na frente e liderou de ponta a ponta, manteve o campeonato aberto e com três candidatos ao título: o próprio Heitor Dall’Agnol, além de Rocha e Pedro Lima.

Grande nome da etapa, Murilo comemorou o desempenho ao longo dos últimos dias, na semana que marca sua estreia pela TMG Racing. “No geral, conseguimos evoluir bastante, desde os treinos extras, passando pela classificação e as corridas. Hoje, consegui acertar a largada, deu tudo certo, imprimi ritmo bastante forte e abri uma boa vantagem para administrar e conquistar a vitória, mais uma. Muito obrigado a todo o time TMG”.

Com sede em Americana, liderada por Thiago Meneghel e com Filippe Forti no comando da operação na BRB Fórmula 4 Brasil, a TMG Racing confirmou, com uma rodada de antecipação, o bicampeonato por equipes da categoria-escola. A escuderia desempata assim a fatura com a Full Time Sports — dona do título em 2022 — e com a Cavaleiro Sports, campeã em 2023, para tornar-se a primeira equipe da BRB Fórmula 4 a conquistar dois títulos.

Rafael Suzuki encara Interlagos sonhando com a melhor temporada na Stock Car

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Após brigar disputar o título em 2023 e 2024, Rafael Suzuki chega à última etapa da temporada 2025 entre os 10 melhores pilotos da Stock Car, a principal categoria do continente, pelo terceiro ano seguido. Suzuki está na 10ª posição, com 539 pontos, já levando em conta os cinco descartes previstos em regulamento.

Com os 137 pontos em disputa neste fim de semana em Interlagos, o piloto da equipe TMG Racing pode chegar até a terceira colocação na classificação final, já que está a 127 pontos do atual terceiro lugar.

“Como sempre, vamos atrás dos melhores resultados possíveis, começando pelo treino classificatório, quando chegamos ao Q3, a parte decisiva da sessão, em nove das 11 vezes do ano. Uma boa posição de largada vai aumentar as nossas chances de brigar por pódios e vitórias nas duas corridas do fim de semana”, disse o piloto, que teve como destaques da temporada a pole position e a vitória na corrida principal da 8ª etapa, no Velocitta, um 3º lugar na corrida principal no Velopark e vários top-10 em corridas.

Em uma temporada atípica, por conta dos novos carros que foram desenvolvidos pela categoria ao longo das etapas, Suzuki conta como encarou o ano desafiador que vai chegando ao fim.

Ricardo Forte quer subir na classificação da Mirim Rookie na final da Copa São Paulo Light

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Hora da decisão na Copa São Paulo Light de Kart, a competição regional mais importante do país e que reúne alguns dos talentos mais promissores do kartismo brasileiro. Para Ricardo Forte (Equipe: Russo Racing / Coach: Renato Russo), da categoria Mirim, o final de semana marca mais um desafio especial, com a missão de encerrar a temporada em alta no tradicional Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, que volta a receber o campeonato após as etapas oito e nove disputadas na V11 Arena, em Arujá.

Com a retomada das atividades na pista mais emblemática do kart no Brasil, Ricardo chega focado na disputa pelo vice-campeonato da Mirim Rookie. Além disso, o piloto do kart número 16 também briga para garantir um lugar dentro do Top 10 na classificação geral da categoria. Sem esquecer, que neste fim de semana teremos, simultaneamente, a etapa única da edição 2025 do Campeonato Paulista de Kart, para Ricardo tentar coroar um ano de muita evolução e aprendizado em um dos grids mais competitivos do país.

Mesmo sem chances matemáticas de conquistar o título no Light, já que a décima etapa distribui 20 pontos ao vencedor e Ricardo soma agora uma diferença de 27 para o líder da Mirim Rookie, a determinação do piloto paulista permanece intacta. A equipe trabalha para entregar um equipamento competitivo, enquanto Forte mantém o foco em fazer das últimas baterias da temporada uma grande exibição.

Francisco Rocha entra na pista com chance de título no Light e no Paulista de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Chegou o momento da decisão. A Copa São Paulo Light de Kart, o maior campeonato regional de kart do Brasil, tem sua décima e última etapa marcada para este fim de semana, e o piloto paulista Francisco Rocha (Equipes: CRG Brasil, Car Racing / Coaches: Olin Galli, Alberto Cattucci, Léo Reis, Rafael Reis) surge como um dos destaques da competição. Disputando a categoria OKN Júnior, Rocha não chega a Interlagos apenas para completar a temporada, mas como um dos candidatos ao título da OKN Júnior Rookie, pronto para lutar ponto a ponto pela conquista.

Além do Paulista Light teremos também o Campeonato Paulista de Kart 2025, que será disputado em etapa única, simultaneamente com as provas Copa São Paulo Light e seguindo o regulamento oficial do Light. Um bom momento,assim, para o retorno ao Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, fechando a temporada.

Depois de realizar as duas últimas etapas na pista da V11 Arena, em Arujá, a competição volta ao palco que é casa do kart paulista. Por isso, a expectativa é grande para uma rodada final que promete ainda mais emoção e disputa acirrada em todas as categorias, especialmente na OKN Júnior Rookie.

Para esta última prova, Francisco chega com chances de ser o campeão da OKN Júnior Rookie. Com 57 pontos somados na tabela de classificação de pilotos, Rocha está a apenas 5 pontos do líder de sua categoria, o que coloca o piloto paulista em posição de buscar a conquista. A diferença torna a disputa ainda mais emocionante e imprevisível.

Ale Xavier parte para Super Final em Interlagos na TN com prova de longa duração

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Ale Xavier chega ao palco mais icônico do automobilismo brasileiro para a rodada da Turismo Nacional, com uma prova de Endurance, de três horas, em Interlagos, formando novamente dupla com Léo Reis, durante um final de semana recheado de eventos para encerrar a temporada de 2025.

Ale desembarca na capital paulista embalado pela evolução constante mostrada ao longo do ano. A etapa será realizada em conjunto com a Stock Car, TCR South America, TCR Brasil e Fórmula 4 Brasil, um fim de semana que reúne 13 títulos em disputa e uma programação gigante entre os dias 10 e 14 de dezembro.

“Interlagos sempre mexe com a gente. É o templo, né? A atmosfera daqui é diferente. Depois de Cuiabá, onde tivemos uma etapa intensa e cheia de desafios, chego muito motivado. A equipe está focada e quero transformar esse momento em resultado. A temporada inteira foi de aprendizado e crescimento, então vou para cima nessa definição do campeonato overall”, afirma Ale.

“Foi um ano de pistas novas, desafios novos e muito aprendizado com vitória e pódios. A TN vive um momento especial, com nível técnico altíssimo e um calendário competitivo. Essa prova é a cereja do bolo. Quero fechar o ano entre os melhores e entregar meu máximo pela CAR Racing”, reforça Ale.

Além da TN, o público também vai poder acompanhar na pista a Stock Car Pro Series, que chega a Interlagos com Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro duelando pelo título, além do TCR South America, que decide o campeão da Copa Trophy entre Adrián Chiriano e Enzo Gianfratti. O final de semana ainda reúne o TCR Brasil, com cinco pilotos vivos na disputa pelo campeonato geral, a Fórmula 4 Brasil, que terá rodada dupla e chance de título antecipado e a E-Stock, que realiza sua final presencial diretamente no autódromo.

Time Lubrax faz balanço da temporada e se prepara para a final em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A Stock Car chega a sua 12ª e última etapa neste fim de semana, em Interlagos. Foi um ano bastante desafiador não só para o Time Lubrax, mas para muitas equipes e pilotos, que trabalharam duro, ao lado da categoria, no desenvolvimento do novo modelo implantado nesta temporada.

 
Os pilotos Julio Campos e Felipe Massa, patrocinados pela Vibra, fazem um balanço do ano e projetam o que esperam desta etapa em São Paulo, que terá 137 pontos em disputa: dois da pole position, 55 da corrida sprint e 80 da principal.
 
Nono colocado no campeonato, com 552 pontos, já levando em conta os descartes, Julio, da equipe Crown Racing, tem possibilidades matemáticas até de brigar pelo terceiro lugar na classificação final, mas mantém os pés no chão.
 
“Chegamos ao final de mais um ano e a ideia é fazer o maior número de pontos possível, quem sabe chegar entre os seis do campeonato, mesmo em um ano muito difícil, com baixa velocidade de reta, muitas quebras e adaptações a esse novo carro, que a categoria veio desenvolvendo ao longo da temporada. Ainda assim, diante deste cenário, a gente mostrou muita força, sempre muito competitivo”, analisou Julio, quinto colocado em 2024.

Felipe Fraga ou Gaetano Di Mauro: as campanhas dos finalistas e a matemática do título da BRB Stock Car

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O duelo caseiro travado pelos pilotos da Eurofarma RC vai determinar quem será o campeão da temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series. No primeiro ano da geração de carros SUVs, a principal categoria do automobilismo brasileiro verá a decisão do título entre os colegas do time, Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro, no fim de semana de 13 e 14 de dezembro no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, na Super Final do campeonato.

Campeão da Stock Car em 2016, Felipe Fraga tenta seu segundo título quase uma década depois da primeira conquista. Atualmente com 30 anos, o piloto nascido em Jacundá (PA) e criado em Palmas (TO) construiu sua campanha ao longo de 2025 com números impressionantes: foram duas vitórias, oito pódios, duas poles e quatro troféus Vivo Man of the Race de maior pontuador de uma etapa. Em 21 corridas disputadas, Fraga completou 19 delas — seu resultado mais adverso foi um 17º lugar — e finalizou 16 provas entre os dez primeiros colocados. 

Com 856 pontos somados — já aplicados os descartes das cinco piores pontuações —, Fraga vai para a Super Final com vantagem importante perante seu companheiro de equipe.

Paulista de 28 anos, Gaetano Di Mauro está, tal qual Fraga, em sua primeira temporada correndo pela consagrada Eurofarma RC. Finalista de forma inédita em 2025 na Stock Car, o piloto do Mitsubishi Eclipse Cross #11 já faturou quatro vitórias — recordista na estatística até agora no campeonato —, somou oito vitórias, além de uma pole e um troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador.

Foxlux leva a energia do Bahia para a Stock Car e une paixões nacionais na final em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Após uma temporada de conquistas nos gramados, chegou a hora do Bahia acelerar nas pistas. Patrocinadora oficial do Esquadrão, a Foxlux promove o encontro de duas paixões nacionais: o futebol e o automobilismo em uma iniciativa inédita que marca o encerramento da temporada esportiva no País. Neste fim de semana, o escudo do Tricolor estampará o carro do piloto Zezinho Muggiati durante a grande final da Stock Car, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Com a ação, a Foxlux amplia sua presença nas pistas, e presta uma grande homenagem à torcida tricolor. Para além da identidade visual no carro, a iniciativa busca materializar a união entre velocidade e energia: a vibração do Esporte Clube Bahia e de todo o estado invadirá Interlagos com a presença das mascotes do Esquadrão e da Foxlux, além de distribuição de brindes. É a energia que move o Nordeste ganhando vida e interagindo diretamente com os fãs de automobilismo e a equipe do piloto.

“Vamos unir forças para representar as cores do Bahia e da Foxlux na pista. É uma honra representar um clube deste tamanho e carregar as cores do tricolor no meu carro. Certamente, com a boa energia da Bahia e a luz da Foxlux estaremos muito bem para buscar um pódio”, afirmou o piloto que inicia as atividades na pista já nesta sexta-feira. As corridas acontecem no sábado e domingo.

Rafael Soares, Diretor de Marketing e Negócios do Esporte Clube Bahia SAF, comemora a parceria e destaca que a paixão pelo time não tem fronteiras:

Enzo Elias encara a final da Stock Car de olho no top-3 do campeonato

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Uma temporada com grandes resultados, aprendizados, orgulho do trabalho realizado e de muito agradecimento à Scuderia Bandeiras e aos patrocinadores. Assim, Enzo Elias resumiu o ano de 2025 nas pistas da Stock Car, que vai terminar neste domingo, no templo sagrado de Interlagos.

 
“Foi um ano muito positivo, a gente teve resultados extremamente expressivos, como volta mais rápida, pódio e vitória. Pude aprender muito nessa temporada, brigar pela ponta na maior parte do campeonato e estar entre os candidatos ao título até a etapa passada”, contou o sétimo colocado do campeonato, com 608 pontos, já com descartes.
 
Com 137 pontos em disputa na última etapa, o piloto patrocinado pela BR Captura ainda tem objetivos importantes no campeonato.
 
“A gente chega à final com a possibilidade de terminar em terceiro no ano, o que é muito gratificante. Então, vamos com tudo para conseguir o melhor resultado possível e retribuir a todo mundo que nos apoiou nesta temporada”, disse Enzo, que está a apenas 58 pontos do terceiro colocado, o companheiro de Scuderia Bandeiras, Nelsinho Piquet.

Em temporada de destaque, Arthur Leist corre por lugar no Top-3 do campeonato na final da Stock Car em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A temporada 2025 da Stock Car Pro Series chega à sua final neste fim de semana (12 a 14 de dezembro), no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro. Para Arthur Leist, piloto da Texaco Racing, a etapa marcará sua chance de brigar pelo Top-3 no campeonato de pilotos. Ao mesmo tempo, será uma oportunidade para a equipe Crown Racing voltar ao pódio entre as melhores do grid, com o objetivo de repetir o vice-campeonato de 2019.

Ocupando a quarta posição na classificação, com 649 pontos (já descontados os cinco descartes obrigatórios), Arthur Leist busca ampliar os bons resultados de sua ótima temporada para garantir um lugar no Top-3. O dono do Corolla Cross #81 conquistou 5 pódios ao longo do ano, incluindo uma vitória, dois segundos lugares, dois terceiros, uma pole position e três melhores voltas, o que demonstra sua competitividade e o bom entrosamento com a Texaco e a Crown Racing. O time está na segunda colocação no campeonato de Equipes, e com boas chances de confirmar o vice-campeonato.

Devido a uma quebra na última etapa em Brasília, Arthur viu o sonho de disputar o título da Stock Car ser adiado. No entanto, isso não diminui sua determinação. O piloto gaúcho tem como meta finalizar a temporada entre os três melhores, o que seria um feito muito importante, especialmente no primeiro ano de sua parceria com a Texaco e a Crown.

“Tem sido um ano positivo para gente, mesmo com os desafios. Chego à final com a chance de subir mais na tabela, e esse é o nosso objetivo. Vamos trabalhar para fazer uma boa classificação, o que será fundamental para termos boas corridas e brigar até o fim. Fechar a temporada no Top-3 seria uma grande conquista, especialmente neste meu primeiro ano junto da Texaco e da Crown Racing. Além disso, quero muito ajudar ao time a garantir o vice-campeonato entre as equipes”, afirma Arthur Leist, quarto colocado na classificação geral.

Uma temporada especial merece um desfecho à altura

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A temporada de 2025 ficará marcada na história e na memória de Átila Abreu. Foi neste ano que o piloto e empresário assumiu o desafio de construir e montar sua própria equipe, a Scuderia Bandeiras, um projeto ambicioso e inovador com quatro carros e uma estrutura que se tornou referência em todo o universo do automobilismo brasileiro.

Com isso, o sorocabano de 38 anos alternou as posições de piloto e CEO, exercitando a tarefa de deixar de lado as preocupações de dono de equipe durante 12 finais de semana para se concentrar apenas em pilotar. Para isso, contou com o auxílio valioso de pessoas como Christian Fittipaldi, que aceitou o desafio de ser chefe do time.

Um outro desafio que Átila teve de enfrentar foram os problemas apresentados pelo novo carro adotado pela Stock Car para 2025, um protótipo no estilo SUV em fase de desenvolvimento que pregou diversas peças no Pantera Negra durante a temporada - como não esquecer a falha que tirou a vitória no Velocittá, em junho, após largar da primeira fila e liderar de forma absoluta.

T1 - E12 - Interlagos - Preview: Prontos para o Gran Finale!

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O fim de semana marca o encerramento da primeira temporada da história da Scuderia Bandeiras na Stock Car Pro Series. E, tal qual foi durante o ano, o time vai atacar com força dentro e fora das pistas em uma das etapas mais importantes do ano, a Grande Final em Interlagos (SP).

Nos 4.309 metros do Autódromo José Carlos Pace, o time chefiado por Christian Fittipaldi tem a chance de colocar dois de seus pilotos entre os cinco melhores na tabela de pontos: Nelsinho Piquet atualmente é o terceiro, enquanto Enzo Elias ocupa a sétima posição, após integrar o "top 3" por boa parte do campeonato.

"Já é muito bom terminar essa temporada sensacional com dois carros entre os dez e vamos tentar melhorar essa marca. Além disso, as outras metas são conseguir levar o Átila Abreu ao pódio depois de um ano muito complicado e fazer o Vicente repetir e melhorar o desempenho de Brasília, quando teve seu principal resultado", destaca Sérgio Troy, diretor técnico da equipe.

Julio Campos encara a super final da Stock Car em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O Autódromo José Carlos Pace já está respirando velocidade. Entre os dias 11 e 14 de dezembro, Interlagos vira o centro do esporte a motor no Brasil, recebendo a tão aguardada Super Final da Stock Car 2025. O clima é de decisão, adrenalina e maratona de corridas e, no meio desse cenário, Julio Campos, um dos pilotos mais respeitados, experientes e constantes do grid.

A etapa final chega para encerrar um campeonato marcado por disputas apertadas, reviravoltas e treze, sim, treze, títulos em jogo ao longo do fim de semana. É quase um festival de velocidade: categoria atrás de categoria, carro atrás de carro, pista cheia o tempo todo. E Julio aterrissa nesse turbilhão com um objetivo claro: fechar a temporada entregando tudo, mostrando sua experiência e fazendo valer cada detalhe do trabalho que carregou ao longo do ano.

Com a serenidade de quem já viveu de tudo dentro de um cockpit, Julio resume a importância desse momento: “Interlagos sempre foi especial pra mim. A energia do público, o desafio da pista e a atmosfera da final fazem tudo parecer maior. Vou pra cima, com a experiência de quem já viveu muita coisa aqui e a vontade de sempre entregar o meu melhor", destaca Campos, que colocou o Time Lubrax no pódio por quatro vezes no ano na segunda colocação.

E não é só a Stock Car que domina os holofotes. A Super Final reúne também F4 Brasil, TCR South America, TCR Brasil, Turismo Nacional e E-Stock, todas ainda com campeões a definir. As categorias de base e de turismo chegam com grids cheios, disputas acirradas e uma programação tão intensa que faz Interlagos funcionar como uma verdadeira fábrica de emoções em tempo real. No total, serão 12 corridas, além de shakedowns, treinos, warm ups e grid walks, uma maratona de velocidade que pouquíssimos autódromos no mundo conseguem entregar num único fim de semana.

Tira-teima: BRB Fórmula 4 Brasil fecha temporada com chance de desempate em títulos por equipes

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Ao mesmo tempo em que oito pilotos chegaram a Interlagos nesta semana com chances matemáticas de conquistar o título da BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA na temporada 2025, o campeonato por equipes também segue completamente aberto. Os três times do grid — TMG Racing, Starrett Bassani F4 e a Cavaleiro Sports — aceleram com possibilidades de levantar o cobiçado troféu de campeã. E é bastante plausível que a categoria-escola promovida pela Vicar veja um desempate histórico neste quesito nos próximos dias no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, palco da Super Final.

Prestes a finalizar a quarta temporada da sua trajetória, a BRB Fórmula 4 Brasil já teve três equipes diferentes conquistando o título. Sob direção-técnica de Eduardo Bassani na competição, a Full Time Sports levou o jovem talento brasiliense Pedro Clerot ao campeonato de pilotos, foi a equipe campeã em 2022 e somou 488 pontos, contra 400 da vice, a Cavaleiro Sports.

A partir do ano seguinte, o experiente Bassani assumiu de forma integral a operação do time, que se transferiu para Itu, no interior paulista. Batizada entre 2023 e 2024 como Oakberry Bassani F4, o time recebeu o nome do novo patrocinador para se chamar Starrett Bassani F4 em 2025.

Em 2023, foi a vez de a Cavaleiro Sports comemorar em dose dupla. O time estabelecido em Guarulhos e liderado por Beto Cavaleiro conduziu o goiano Vinícius Tessaro ao título do campeonato de pilotos e, para completar a festa, também se consagrou como campeã por equipes com vantagem bastante apertada para a TMG Racing (492 a 450 pontos), vice, e a Oakberry Bassani F4, que somou 405 tentos.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Líder da categoria Mini, Rafael Guimarães chega forte para buscar o bicampeonato no Paulista Light

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O fim de semana promete fortes emoções no Kartódromo de Interlagos com a grande final da Copa São Paulo Light, e Rafael Guimarães chega como um dos principais nomes da disputa pelo título na categoria Mini. Líder do campeonato com 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o piloto mineiro tem um cenário favorável para conquistar mais um troféu importante em sua carreira.

Além da disputa principal, Rafael também pode sair de Interlagos com outro título: o de campeão Paulista, premiação extra que será definida com base no resultado da 10ª etapa, um bônus que deixa o fim de semana ainda mais especial para o piloto mineiro.

A etapa decisiva distribui 20 pontos, mas Rafael precisa apenas de 8 para garantir o título, ou seja, basta terminar entre os oito primeiros para se tornar campeão da Copa São Paulo Light. Ao longo da temporada, sua constância e velocidade o colocaram na posição ideal para disputar esse título com confiança e equilíbrio.

Rafael também carrega um histórico vencedor na competição: em 2022, foi campeão do Light na categoria Mirim, mostrando desde cedo seu talento e maturidade nas pistas. Agora, busca ampliar essa trajetória com mais um título estadual. Soma-se a isso o recente bicampeonato Brasileiro na categoria Mini 2T, conquista que reforça sua evolução e o coloca como um dos grandes destaques da nova geração do kartismo nacional.

Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

No dia 5 de dezembro de 2010, Christian Fittipaldi fez sua última participação na Stock Car aos 39 anos, pilotando o Chevrolet Vectra da equipe Gramacho Racing na despedida daquela temporada, em Curitiba (PR). Quinze anos depois, neste fim de semana, o hoje ex-piloto de 54 anos voltará a sentir o gostinho de pilotar um carro da categoria, no caso o Mitsubishi Eclipse Cross.

Team Principal da Scuderia Bandeiras, equipe que estreou no grid nesta temporada com estrutura inovadora e quatro carros, Christian substituirá provisoriamente o catarinense Vicente Orige, que precisará se ausentar por conta de compromissos pessoais no primeiro dia de atividades, mas retornará ao carro #444 para o complemento da etapa final em Interlagos.

"Como o regulamento permite que outro piloto realize os treinos de sexta-feira em substituição ao titular, pedimos essa permissão para que o Vicente chegue e encontre o carro com um acerto já desenvolvido. Corremos juntos a Cascavel de Ouro, então conheço um pouco do estilo de pilotagem dele", comenta Christian, que também fará o shakedown nesta quinta.

"Não existe a mínima chance de correr, uma vez que não tenho mais a carteira de piloto - tive de tirar uma especial para correr a Cascavel de Ouro. Mas vai ser muito legal voltar a guiar um Stock Car e espero poder colaborar para que o Vicente tenha um ótimo resultado para fechar essa temporada", completa Fittipaldi, que volta ao posto original no sábado.

Comunicação Scuderia Bandeiras Bruno Vicaria 

Victor Ortega busca Top 10 na decisão da Copa São Paulo Light e título do Paulista de Kart

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O piloto paulista Victor Ortega (Equipe: Grigatti Karting) enfrenta nesta semana a decisão do maior campeonato regional de kart do país. A última etapa da Copa São Paulo Light de Kart marca o encerramento de uma temporada desafiadora e repleta de aprendizados para o competidor da categoria F4 Sprinter. Ainda mais que neste fim de semana, será disputado, também, a edição 2025 do Campeonato Paulista de Kart.

Com a pista de Interlagos novamente como palco das disputas, Ortega chega motivado e preparado para buscar um resultado expressivo que coroe sua trajetória ao longo do ano. A competição retorna ao Kartódromo Ayrton Senna, após ter realizado as etapas oito e nove na pista da V11 Arena, em Arujá. 

Victor Ortega se destaca como um dos pilotos que mais evoluíram ao longo da temporada na F4 Sprinter. Apesar dos obstáculos enfrentados, o paulista demonstrou consistência e determinação, características fundamentais para qualquer competidor que busca resultados expressivos no kart. Sua evolução técnica e mental ficou evidente nas últimas provas.

Atualmente na 16ª colocação entre os 47 pilotos que estiveram no grid da categoria este ano, Victor construiu uma trajetória marcada por resiliência e superação. O piloto enfrentou um dos maiores desafios de sua carreira após sofrer um acidente nos treinos no início de 2025, que resultou em uma fratura no pulso. A lesão o afastou das pistas justamente em um momento crucial do campeonato.

O período de recuperação exigiu dedicação total do piloto, que precisou conciliar o tratamento médico com o desejo de retornar às corridas o mais rápido possível. "Foi um período muito difícil e desafiante pra mim. Tive que fazer fisioterapia todo dia, ficar longe das pistas, mas felizmente consegui me recuperar bem e voltar a fazer o que eu mais gosto, que é pilotar e competir", revelou Victor.

Estrella Galicia 0,0 faz história ao vencer as três categorias da MotoGP e o Mundial de Fórmula 1

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A Estrella Galicia 0,0 concretiza um feito sem paralelo na história dos esportes a motor com a conquista dos dois campeonatos mais importantes do mundo, tornando-se o primeiro patrocinador a alcançar esse marco. 

A Estrella Galicia 0,0 encerra o ano de 2025 como o primeiro patrocinador espanhol da história a conquistar simultaneamente os títulos mundiais de MotoGP em todas as categorias (Moto2, Moto3 e MotoGP), além do campeonato de Escuderias com a Ducati; assim como os títulos de Piloto e Escuderias da Fórmula 1 — as duas competições mais importantes e exigentes do esporte a motor mundial. Sem dúvida, trata-se de um feito que coroa o projeto desportivo diferenciado da empresa galega. 

 

Pódio de ouro em MotoGP

 

O Mundial de Motociclismo, o primeiro a terminar no dia 16 de novembro, em Valência, deixou a imagem de três embaixadores da Estrella Galicia 0,0 no lugar mais alto das três categorias: José Antonio Rueda na Moto3, Diogo Moreira na Moto2 e Marc Márquez na MotoGP.
 

Três campeões que a Estrella Galicia 0,0 acompanha há mais de uma década e que representam como poucos o espírito da empresa galega: inconformista, diferenciado e comprometido. Enquanto José Antonio Rueda e Diogo Moreira iniciaram no motociclismo de velocidade com o projeto de desenvolvimento de pilotos da Estrella Galicia 0,0 e da Monlau, crescendo ao longo dos anos com o apoio da empresa, Marc Márquez encarna de forma especial a filosofia de superação e lealdade da centenária empresa familiar galega que, desde 2011, está ao seu lado nas vitórias e, como o próprio piloto recordou recentemente, sobretudo nos momentos mais difíceis. 

E-Stock reúne feras do automobilismo virtual para decidir novo campeão em final presencial "no templo"

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Os tempos são de decisão para a E-Stock, o campeonato virtual oficial da BRB Stock Car Pro Series, que em 2025 completa a quarta temporada da sua história. Tal qual no automobilismo real, em que a própria Stock Car, além da BRB Fórmula 4 Brasil, TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e a Turismo Nacional vão definir os títulos deste ano, o certame que reúne as feras dos simuladores também vai determinar o grande campeão no “templo do esporte a motor brasileiro”, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, no próximo domingo, 14 de dezembro, às 10h, com transmissão ao vivo no YouTube.

Disputada sob a plataforma tradicional iRacing, a E-Stock conta com organização da IRB Esports — maior operadora de AV da América Latina — e com parceria da Vicar Promoções Desportivas, e traz o patrocínio de Vivo Fibra Gamer, Banco BRB, Vibra Energia, Rukus/L8 e Qualcomm.

Assim como foi nos últimos anos, a E-Stock promoverá a sua grande decisão de forma presencial, colocando os talentos do automobilismo virtual para acelerar diante do grande público em Interlagos para a definição do futuro campeão em corrida única. Ou seja, quem ganhar, leva o cobiçado título daquela que já se tornou referência em competições no AV brasileiro e terá a chance de fazer sua iniciação nas pistas reais ao ter a chance de testar um carro da Turismo Nacional — categoria dos carros mais vendidos do Brasil e base da escala evolutiva promovida pela Vicar — em Interlagos.

Dez homens e um sonho — Em temporada de ‘tiro curto’, iniciada em outubro com as seletivas que determinaram os 40 pilotos classificados para a disputa da fase de corridas, além de Neto Nascimento e Gabriel Felipe, campeões de 2024 e já previamente garantidos para a E-Stock 2025, o campeonato teve um calendário de cinco etapas, disputadas nas pistas virtuais de Portimão, Spa-Francorchamps, Watkins Glen, Suzuka e Road America.

Copa Brasil de Kart: Após julgamento no STJD, Nilton Júnior é declarado campeão de 2025 na F4 Super Sênior

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O piloto Nilton Cruz Júnior foi declarado campeão da 26ª edição da Copa Brasil de Kart, na categoria F4 Super Sênior, na disputa realizada em julho, no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE).

A vitória foi confirmada após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo (STJDA).

Na decisão da F4 Super Sênior no kartódromo sergipano, Rodrigo Piquet cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, mas foi punido em cinco segundos em virtude de um incidente com outro competidor. Diante disso, Nilton Júnior, segundo na bandeirada, foi declarado campeão. Entretanto, Piquet protestou e sua punição foi revista, retornando o título às suas mãos.

Inconformado, Nilton Júnior entrou com recurso junto ao tribunal e seu protesto foi acatado, cabendo-lhe oficial e definitivamente o título em questão.

Irmãos Miguel e Joaquim Emerick disputam final da Copa São Paulo Light em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

 O fim da temporada 2025 se aproxima para os pilotos do Espírito Santo, Miguel e Joaquim Emerick. Depois de viver as emoções do Campeonato Brasileiro de Kart, a dupla capixaba entra na pista para a décima e última etapa da Copa São Paulo Light. O evento é marcado também pela etapa única do Campeonato Paulista, em um encerramento de um ano intenso de competições e aprendizado para os irmãos.

O Light retorna ao Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, após as duas etapas anteriores terem sido realizadas em Arujá. A volta à pista tradicional, traz familiaridade para os pilotos capixabas, que já conhecem as características do traçado. Por isso, a expectativa é de disputas acirradas em todas as categorias, com os competidores buscando fechar o ano com bons resultados.

Para esta final do Paulista Light, a meta dos irmãos Emerick é subir ao pódio de suas respectivas categorias e conquistar pontos importantes na classificação de pilotos. A dupla chega motivada para o último desafio da temporada, disposta a mostrar toda a evolução conquistada ao longo do ano.

Na categoria Mirim, Miguel Emerick quer garantir um troféu e terminar no Top 5 entre os pilotos da Rookie, além de assegurar posição dentro do Top 10 da classificação geral da categoria. O piloto capixaba foi consistente ao longo da temporada e busca fechar o ano com uma boa apresentação final.

"Tive alguns resultados bons e quero terminar a temporada com a melhor posição possível. Vou dar o meu melhor nesta última etapa", afirmou Miguel Emerick.

João Francisco chega à etapa decisiva da Copa São Paulo Light lutando pelo título da F4 Júnior

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A semana é de decisão na Copa São Paulo Light de Kart, o campeonato regional mais importante do país, e o sorocabano João Francisco (Instituto de Cirurgia Vascular de Sorocaba / Ekobé Indústria de Nutracêuticos e Cosméticos / Hidráulica Tropeiro / Equipe: V11 Kart / Telemetria: Caio Miguel - Racing Data / Coach: Giulliano Forcolin) desembarca no Kartódromo Ayrton Senna, determinado a encerrar a temporada 2025 no topo da classificação da F4 Júnior, em um fim de semana que também é válido pelo Campeonato Paulista de Kart 2025.

O Paulista Light retorna ao tradicional traçado de Interlagos após duas etapas consecutivas realizadas na V11 Arena, em Arujá, trazendo ainda mais expectativa para o fechamento do calendário. João Francisco chega para esta décima e última etapa não apenas para figurar no pelotão, mas como um dos candidatos diretos ao título da categoria.

Com 56 pontos somados até aqui, ele aparece a apenas oito pontos da liderança, diferença totalmente reversível diante do formato de pontuação. A etapa final distribui ainda 20 pontos no total: 16 para o vencedor, 1 ponto extra para quem conquistar a pole position e mais 1 pontos para as voltas mais rápidas para cada uma das três baterias. O cenário mantém a disputa aberta e fortalece a confiança da equipe de João..

“A F4 Júnior é muito disputada, todo mundo anda muito junto. Estar lá na frente não é fácil, mas eu vou fazer minha parte. Quero muito buscar mais um título esse ano e vou entrar na pista acreditando nisso”, destaca João Francisco.

Turismo Nacional: João Cardoso busca o título na Turismo Nacional para garantir vaga no grid da Stock Light

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O Autódromo de Interlagos (SP) recebe a última etapa da Turismo Nacional, categoria dos carros mais vendidos do Brasil que garante vaga para a Stock Light ao campeão, e é isso que o piloto gaúcho João Cardoso (Júpiter Baterias, Lowell Professional, Elite Finder) busca para a próxima temporada.

Natural do município de Canos, região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul, aos 19 anos João conquistou na última etapa o título Sprint da Turismo Nacional – corridas curtas – e agora vai em busca do título geral da categoria (overall).

Campeão da Turismo Nacional B em 2024, Cardoso subiu para a divisão principal sendo um dos grandes nomes da temporada, chegando à etapa final deste ano na vice-liderança com 27 pontos atrás do atual líder, o catarinense Xandy Bastos.

Em Interlagos, João quer repetir o bom resultado que conquistou em maio na abertura da temporada, onde venceu as duas corridas realizadas na capital paulista; dessa vez a prova será endurance, com 3 horas de duração e o gaúcho dividirá seu Chevrolet New Onix #109 da equipe Auto Racing com um velho conhecido, o matogrossense Ernani Khun, campeão da Turismo Nacional em 2024 e atualmente na Stock Light.

“Estou otimista para o final de semana e terei ao meu lado o Ernani (Khun) um grande amigo e com enorme experiência na Turismo Nacional que já passou exatamente pelo que estarei enfrentando aqui”, comentou João. “Confio muito na minha equipe e sei que estamos prontos, vamos lutar e trabalhar para sairmos de Interlagos com o título”, finalizou o gaúcho.

Em alta, Nelson Piquet Jr. lidera luta pelo título do TCR Brasil Banco BRB

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

Dez anos depois, Nelson Piquet Jr. pode voltar a comemorar um título na sua carreira. Dono de trajetória única no automobilismo e conhecido pela versatilidade, o filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 vai para a decisão do TCR Brasil Banco BRB, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, como líder do campeonato na final do campeonato, que será disputada entre 12 e 14 de dezembro.

Em 2015, Piquet Jr. foi o primeiro piloto a comemorar o título de campeão da FIA Fórmula E. Na sequência da sua carreira, acelerou em categorias como o FIA WEC (Mundial de Endurance), se consolidou no grid da BRB Stock Car Pro Series — onde é um dos grandes nomes da temporada 2025 — e, neste ano, assumiu novo desafio ao fazer um ano completo correndo no TCR, nos campeonatos sul-americano e brasileiro.

Embora tivesse feito uma etapa em conjunto com o FIA TCR World Tour, em Interlagos, no ano passado, foi em 2025 que Nelsinho fechou compromisso para disputar uma temporada completa pela argentina Squadra Martino, liderada por Seba Martino. Em meio a quatro companheiros de equipe locais, o brasileiro assumiu a pilotagem do Honda Civic Type R FL5, estampado com o numeral #33.

Habituado a guiar carros de tração traseira, como é o da Stock Car, Piquet Jr. se empenhou na adaptação ao seu Honda Civic, de tração dianteira, com um estilo de pilotagem bastante distinto. Outro fator que o piloto teve de reaprender foi sobre as largadas ‘paradas’ do TCR e ao sistema do carro para este procedimento. Mesmo assim, o experiente competidor de 40 anos conseguiu entregar desempenho nas fases argentina e uruguaia do campeonato, com seis pódios, três poles, três voltas mais rápidas e o troféu Driver of the Weekend de maior pontuador na etapa de Termas de Río Hondo, na Argentina.

Fórmula E celebra uma década de liderança em Sustentabilidade

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E publicou hoje seu Relatório de Sustentabilidade referente à Temporada 10 (2023/24), o mais ambicioso e influente até o momento, lançado no início da emocionante Temporada 12 (2025/26), iniciada com o E-Prix de São Paulo, em 6 de dezembro de 2025.  

Ao mesmo tempo, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E celebra dez anos na vanguarda do automobilismo sustentável, ultrapassando os limites do que é possível, tanto dentro como fora das pistas. A Fórmula E não está apenas correndo em direção ao futuro – a Fórmula E está construindo este futuro.  

A Temporada 12 promete o maior e mais ousado calendário da história da Fórmula E, com um recorde de 17 corridas, abrangendo cidades icônicas e circuitos de ponta. Cada parada da turnê global foi projetada com precisão, agrupando destinos por continente para reduzir a quilometragem de transporte e cortar significativamente as emissões de CO₂, provando que escala e sustentabilidade podem andar juntas.  

A nova temporada começou em São Paulo, em 6 de dezembro, uma cidade movida predominantemente por energia renovável, incluindo energia hidrelétrica e bioenergia significativas, o que reforça a intenção da Fórmula E de correr em mercados alinhados com sua missão de mobilidade limpa.  

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico no mundo, a Fórmula E reforça sua missão de oferecer corridas de nível internacional, ao mesmo tempo em que busca seu compromisso contínuo com o automobilismo sustentável, o impacto social global e a realização de eventos ambientalmente responsáveis.   

Honda Racing Brasil comemora temporada vitoriosa no motociclismo

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial       

A temporada 2025 rendeu conquistas importantes e muitas taças para a galeria da Honda Racing Brasil. Os pilotos das equipes oficiais comoraram 29 títulos nas competições de Motocross, Rally, Enduro e Enduro de Regularidade, sendo destaques em provas do motociclismo nacional e internacional. Existe a grande possibilidade da Honda Racing encerrar o ano com a 30ª taça, já que está na liderança do SuperBike Brasil, na principal categoria do campeonato de Motovelocidade - cuja final será realizada no dia 21 de dezembro, em Londrina (PR).


Os resultados nas pistas e trilhas não chegam por acaso. Tendo o esporte em seu DNA, a Honda é pioneira no apoio ao motociclismo brasileiro, com 47 anos de incentivos. “A temporada 2025 reforça a Honda Racing como referência no esporte. As conquistas foram fruto de muito trabalho e espírito de equipe. Todos os pilotos e profissionais envolvidos estão de parabéns”, afirmou Renato Cruz, Gerente de Marketing da Honda Motos no Brasil. 


Segundo ele, o esporte é um dos pilares para que a marca esteja em constante evolução e o saldo positivo de vitórias e experiências mostra que a Honda encara as competições como um estilo de vida.


Times de campeões – Mais do que o número expressivo de títulos, a temporada 2025 será lembrada por conta do peso das conquistas. A equipe Honda Racing de Motocross é um exemplo disso e obteve 100% de rendimento ao vencer as principais competições e categorias do ano. Foi campeã absoluta do MX1GP Brasil, o antigo Brasileiro de Motocross, com Stephen Rubini (classe MX1) e Bernardo Tibúrcio (MX2).


No Arena Cross, os campeões foram Dean Wilson (Pro) e novamente Tibúrcio (AX2). O mineiro, aliás, defendeu a Seleção Brasileira no Motocross das Nações, fazendo parte da campanha que conquistou a melhor posição nacional no evento considerado a “Copa do Mundo” do esporte, o 12º lugar.


Já no Rally, três títulos nacionais, com Martin Duplessis (classe Moto 1), Tiago Wernersbach (Moto 3) e Alexandre Valadares “Brankim” (Brasil). A equipe Honda Racing garantiu taças nas principais provas do calendário da modalidade, como o Rally RN 1500, no qual obteve vitórias na geral e em mais três categorias. Destaque também para o 11º título da Honda no Sertões, conquistado por Tosha Schareina, da equipe Monster Energy Honda HRC, logo na estreia do espanhol no maior rally do país.

Turismo Nacional volta a Interlagos para etapa Endurance e coroação de campeões na temporada 2025

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial         

Depois de sete meses, sete etapas e 35 corridas realizadas, a temporada 2025 da Turismo Nacional terá seu desfecho nesta semana, entre quinta-feira e sábado (11 a 13 de dezembro) com a disputa da última etapa do nono calendário de uma trajetória iniciada em 2017 e que, neste ano, deu novo passo na consolidação como categoria popular, que contempla o DNA do “automobilismo raiz” e que traz no grid alguns dos modelos mais vendidos do Brasil. Será no “templo do esporte a motor brasileiro”, em Interlagos, que a TN vai definir os campeões Overall A, Overall B, Overall Rookie e Endurance em etapa especial que terá como apogeu uma corrida de três horas de duração, envolvendo quase 40 carros e aproximadamente 85 pilotos.

Assim como aconteceu no ano passado, o traçado paulistano de 4.309 metros será o palco da definição dos campeões gerais da Turismo Nacional, em formato em vigor desde 2024. Naquela oportunidade, Ernani Kuhn e João Cardoso venceram a prova de longa duração realizada em Interlagos e confirmaram as conquistas Overall A e B, respectivamente, além da conquista do título Endurance (soma dos pontos nas duas provas de longa duração no calendário).

Com o título na B, o gaúcho João Cardoso subiu para a categoria A e logo despontou como um dos protagonistas na divisão principal da Turismo Nacional. Contudo, o piloto de 19 anos da Auto Racing dividiu os holofotes com aquele que foi um dos grandes nomes do ano, o catarinense Alexandre Bastos (Roger Racing), que foi o vencedor da primeira prova Endurance do ano, em Cascavel (PR) no mês de maio, tendo ao seu lado o conterrâneo Eduardo Berlanda.

Xande Bastos e João Cardoso são os dois finalistas do campeonato Overall A, que reúne somente os pilotos que disputaram todas as etapas do campeonato. O catarinense de 24 anos vai para a decisão em Interlagos com ligeira vantagem e soma 571 pontos, contra 544 de João Cardoso. 

Ao todo, serão colocados em jogo na etapa final um total de 47 pontos (dois pela pole position, 44 pela vitória e um pela volta mais rápida na corrida). Neste contexto, Xande larga em vantagem por ter importantes 27 tentos à frente do seu oponente. De Murilo Fiore (GS Sports), que soma 499 tentos, para trás, já não há pilotos com chances matemáticas de buscar o título.

Bernardo Tambasco na briga pelo título da Copa São Paulo Light na decisão em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial         

A temporada decisiva da Copa São Paulo Light de Kart, o maior campeonato regional do país, movimenta o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, neste fim de semana. Entre os pilotos que chegam à capital paulista com grandes expectativas está o mineiro Bernardo Tambasco (Lider Drive / Grupo Lider / Mira Incorporações /  GRacing / Equipes: Car Racing-SP e JNA-MG), que desembarca para a 10ª e última etapa pronto para lutar pelo título da categoria OKN Júnior. O retorno da competição ao traçado paulistano marca o encerramento de um ano intenso para os competidores.

Depois de duas rodadas realizadas na V11 Arena, em Arujá, para as etapas oito e nove, a Copa São Paulo Light volta ao palco mais emblemático do kartismo nacional. Interlagos será novamente o cenário onde histórias se consolidam e onde o campeonato encontra seu capítulo decisivo. Para Tambasco, acostumado a boas performances desafiadoras neste traçado, retornar a Interlagos representa mais um ingrediente especial nesta reta final.

Na classificação geral da OKN Júnior, Bernardo aparece na terceira colocação, apenas 5 pontos atrás do líder. A disputa chega totalmente aberta, com uma diferença mínima separando os primeiros competidores. Com o equilíbrio característico da categoria, cada detalhe pode definir o campeão, o que deixa o clima ainda mais eletrizante nos boxes.

São 20 pontos em jogo na rodada final: 16 pela vitória, 1 pela pole position e 1 por cada uma das três baterias. A conta mostra que ao menos 10 pilotos ainda têm condições matemáticas de garantir o título. Com tantos concorrentes diretos, Bernardo encara o desafio com serenidade, estratégia e foco total na pista.

Gael Rampazzo foca na recuperação e já planeja novos passos para a temporada de 2026

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial         

 A semana é de decisão na Copa São Paulo Light de Kart, que realiza sua última etapa da temporada 2025 no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Contudo, um dos nomes mais constantes do campeonato, Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação), do Maranhão, não estará no grid desta vez. Após competir ao longo do ano nas categorias Cadete e Mini, ele e sua família optaram por encerrar a participação antecipadamente, priorizando sua plena recuperação física após um período delicado de saúde.

Ao longo da temporada, Rampazzo figurou entre os principais protagonistas de ambas as categorias, terminando dentro do Top 10 na classificação geral. Sua consistência, ritmo e dedicação chamaram atenção em um ano marcado por evolução e desafios. No entanto, com a disputa pelo título já matematicamente fora de alcance, a decisão de se afastar da última etapa veio de maneira estratégica, colocando a saúde em primeiro lugar.

A interrupção na sequência de corridas tem relação direta com o episódio ocorrido antes da Final do Campeonato Brasileiro, em Santa Catarina, quando Gael precisou ser levado ao hospital e acabou ficando internado. Desde então, o foco de sua família e do piloto passou a ser sua recuperação total, garantindo que Gael retorne ao kart com segurança, energia e competitividade.

“Todo mundo já sabe que eu fui para o hospital antes da final do Brasileiro. Eu fiquei internado e ainda estou recuperando minha força física depois do que passei”, contou.

Murilo Rocha vive quarta-feira perfeita com pole e vitória após batalha em Interlagos

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.faceook.com/paddockbrasiloficial         

A jornada que marca o debute de Murilo Rocha como piloto da TMG Racing tem sido perfeita até aqui nesta intensa semana de BRB Fórmula 4 Brasil para a conclusão da temporada 2025. Depois de liderar um dos treinos na chuva da última terça-feira, o piloto de 16 anos foi o grande protagonista de uma quarta-feira (10) de sol entre nuvens, mas de muito vento na região do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Pole position no início da tarde, o sorocabano se recuperou da perda da liderança na largada, travou grande disputa roda a roda com o agora companheiro de equipe Heitor Dall’Agnol e saiu com a vitória na Corrida 1 válida pela quinta etapa do campeonato,em dobradinha da equipe baseada em Americana (SP).

Na mesma Interlagos onde venceu na abertura do campeonato, em maio, Murilo Rocha voltou a escalar o topo do pódio, chegando assim à sua segunda vitória na categoria-escola promovida pela Vicar. O top-3 deste fim de tarde foi completado por Pedro Lima (Starrett Bassani), que segue em terceiro no campeonato. A quarta posição ficou com Alceu Feldmann Neto (Cavaleiro Sports), enquanto o quinto posto foi conquistado por Filippo Fiorentino, que largou da última fila para finalizar entre os primeiros.

Rocha falou sobre o caminho que trilhou ao chegar a cair para o terceiro lugar e ter resiliência e performance para voltar a triunfar na BRB Fórmula 4 Brasil. “Cometi um erro na largada e caí para segundo. Depois, o Pietro Mesquita me passou. Mas consegui encaixar um ritmo bom… O Mesquita acabou tendo algum problema, então vim caçando o Heitor e, no fim, consegui passar. Foi uma corrida divertida, com uma dinâmica legal. É normal ficar meio receoso no começo do campeonato, mas durante a temporada peguei mais experiência, e esse aprendizado teve seu efeito agora no fim”, analisou.

Dall’Agnol ressaltou a importância do resultado desta quarta-feira quando considera seu principal objetivo para os próximos dias. “Temos de pensar no campeonato também. Mas o Murilo fez por merecer, parabéns a ele pela vitória. Claro que queria ganhar, mas um segundo lugar assim faz bem para o campeonato”, disse o gaúcho de Passo Fundo.